O navegador mais popular do mundo ficará ainda melhor com estas opções de controlo a caminho do Google Chrome. Em causa estão os novos modos, já apresentados pela Google, para o seu browser, os modos de Poupança Energética e Poupança de Memória.
Ambas as opções foram anunciadas previamente, em dezembro último e estão agora a chegar gradualmente aos utilizadores. Com efeito, já as podem experimentar, ou usar caso nelas reconheçam utilidade, em Mac, Windows e nos Chromebooks.
Google Chrome tem agora a opção de reduzir o consumo energético e de RAM
Trata-se de um esforço concertado para melhorar a eficiência energética e alocação de memória RAM pelo browser. Para tirar partido destas novidades temos que aceder às Definições do navegador, clicando no símbolo dos 3 pontos verticais, no topo da janela.
De momento ainda não está disponível nos computadores da redação 4gnews, mas não tardará a chegar uma vez que a sua distribuição global está já em curso. Teremos assim, uma nova secção nas Definições intitulada de Desempenho.
Tal como o nome indica, os novos modos vão otimizar a utilização de memória RAM, podendo o navegador ficar mais lento ao usar menos recursos do computador. Porém, como o próprio Chrome indica, este modo irá libertar memória de separadores abertos inativos para o computador ter mais recursos disponíveis.
Assim que o utilizador volte a esses mesmos separadores, o navegador recarregará as respetivas páginas. Ou seja, sempre que não está a ser usado, a memória alocada a um separador é liberta para o utilizador poder executar outras tarefas no computador sem sentir um impacto imediato no desempenho.
De qualquer modo, assim que o utilizador volte ao separador, o mesmo será atualizado para apresentar o conteúdo, tornano-o novamente ativo.
Modo de Poupança de Memória e Poupança de Energia no Chrome
O Modo de Poupança de Energia ajuda a conservar a energia da bateria, por exemplo. Este modo será particularmente para computadores portáteis em que a atividade de segundo plano é limitada e os efeitos visuais não são tão suaves.
Em contrapartida, o navegador consumirá menos energia, algo de extrema importância quando trabalhamos no portátil longe de uma tomada. Mais uma vez, bastará aceder às definições do Chrome, aceder à secção Desempenho e ativar / desativar o modo.
Por outro lado, o utilizador pode definir automaticamente este modo para entrar em ação quando a bateria chegar aos 20% ou menos de carga. Ou seja, quanto o computador tiver pouca bateria, este modo entrará automaticamente em ação.
Por fim, conforme a própria Google, o modo de poupança de Memória reduz em até 30% o consumo deste recurso. Já o Modo de Poupança de Energia dará ao utilizador mais alguns preciosos minutos ou horas de trabalho no seu computador.
Editores 4gnews recomendam: