Google Chrome fica ainda mais seguro para Android e iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O browser mais popular do mundo, o Google Chrome, está a introduzir um leque de novas medidas de segurança com a nova versão 86, já disponível para desktop e para dispositivos móveis Android e iOS. As novidades vêm simplificar a vida dos utilizadores.

A nova distribuição do Chrome 86 inclui vários reforços de segurança para a versão desktop e para dispositivos móveis. Mais concretamente, ao Android e iOS chega também o serviço de aviso e proteção das palavras-passe.

O Google Chrome 86 está mais seguro!

Integrado no navegador para dispositivos móveis Android e iOS está o serviço de gestão de passwords da Google. Originalmente lançado em 2019 e similar ao Password Checkup da tecnológica de Mountain View, trata-se de uma ferramenta útil.

A partir de agora, ao utilizar o Chrome para dispositivos móveis, seremos alertados caso uma das passwords guardadas tenha sido comprometida. Nessa eventualidade, será pedido ao utilizador que tome as medidas necessárias para resolver a situação.

Mais ainda, logo após ser apresentado o alerta de possível brecha de segurança, o utilizador poderá alterar a password. A opção será apresentada de forma sucinta e rápida para que não se perca tempo a remediar possíveis ameaças.

Será igualmente apresentada uma listagem dos locais e circunstâncias em que a palavra-passe em questão tem sido usada para que o utilizador fique devida e atempadamente informado.

Melhorias notícias com o Google Chrome 86

Para verificar se alguma das passwords foi comprometida, a Google passará a verificar uma cópia encriptada das mesmas, passando-as por vários filtros e mecanismos que permitirão, em suma, apurar a sua integridade.

Ao mesmo tempo, e visando garantir a privacidade do utilizador, a Google não saberá exatamente qual é a palavra-passe, ou nome de utilizador entre outras credenciais, lidando apenas com uma cópia encriptada destes dados de autenticação.

O objetivo da Google, agora implementado na versão 86 do Chrome, passa pela vigia constante e alerta rápido do utilizador face a potenciais brechas de segurança. A atenção é aqui dada às credenciais, dados de autenticação, de quem usa o Chrome.

Safety Check também no Google Chrome para Android e iOS

Com o Google Chrome 86 chega também a Navegação Segura Avançada, ou Enhanced Safe Browsing que aplica uma vigia de segurança em tempo real aos utilizadores Android. Reforça a proteção contra phishing, malware e websites inseguros.

A nova opção de segurança verifica a presença de comportamentos duvidosos dos websites, além de ver se algum download tem início sem ação do utilizador. A isto junta-se a verificação dos conteúdos HTTP em sites HTTPS, entre outras ações.

No que lhes concerne, os utilizadores Apple terão uma função única no Google Chrome. A partir de agora, no iOS, poderão usar o Face ID, Touch ID, ou palavra-passe para ativar/desativar o gestor de credenciais integrado no navegador.

Por fim, a Google deu a saber que fará chegar gradualmente mais funções e controlos de segurança ao seu navegador para Android e iOS. Entre as novidades prometidas estão mais alertas para os controlos de segurança e outros módulos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei não descola da Samsung! Conhece o smartphone mais vendido do mundo
  • Samsung vai lançar novo smartphone com super-bateria
  • Samsung Galaxy S21 não terá a característica mais desejada. Mas há boas notícias
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.