Google Chrome 99 para Windows e Mac traz as melhorias mais pedidas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A mais recente versão do navegador mais popular do mundo, o Google Chrome 99 está atualmente em distribuição para todas as plataformas como Windows e Mac, além das plataformas móveis como o Android e iOS (iPhone e iPad).

Esta versão traz novidades para a barra de marcadores, além de novos atalhos como o que podemos encontrar perto da barra de endereços. Com efeito, caso já tenham atualizado o browser verão de imediato o novo botão organizador dos marcadores.

Está disponível a mais recente versão do Google Chrome

Small improvements, big impact — all to help you save time and resources while you browse. Get the details for how improvements in JavaScript processing and tab loading helped Chrome speed up ⬇️ (1/3)

— Chrome (@googlechrome) 22 de março de 2022

As novidades contemplam várias melhorias no desempenho e carregamento das páginas para uma experiência de navegação web mais rápida e estável. Todavia, a grande mudança reside na nova forma de gerir a barra dos navegadores para este navegador popular.

Temos, com efeito, um botão que nos abre não só a barra de marcadores, como também a lista de artigos para leitura. Desse modo, podem guardar estes memorandos e fechar tranquilamente a barra de navegadores sem nos sentirmos culpados de deixar o trabalho para depois. A qualquer momento, basta carregar no novo botão, no topo, na extrema-direita da barra de endereços.

Otimizações de desempenho e boas novidades para os Marcadores

To get JavaScript to execute quickly on a website, we introduced optimizations for code and where it gets stored in your computer’s memory.The result? Faster performance and collective CPU time saved each day. Get more details on how it works → https://t.co/UeCkaixLJm (2/3) pic.twitter.com/EIcO3lrErC

— Chrome (@googlechrome) 22 de março de 2022

Ao clicar no novo botão será aberto um menu com dois separadores ou secções. O primeiro mostrará os artigos que guardamos na lista de leitura (para ler depois). Em segundo lugar temos os marcadores propriamente ditos, assim exibidos de forma sucinta.

Numa nota estritamente pessoal, gosto particularmente desta implementação. Dou por mim a raramente abrir a aba de separadores e páginas guardadas para ler depois uma vez que prefiro aproveitar o máximo da área de ecrã, sem barras a ocupar espaço.

A partir de agora, sei que não preciso de recorrer a atalhos do teclado para aceder à Lista de Leitura e aos Separadores. Basta aceder ao novo botão localizado - em Windows e Mac - imediatamente à esquerda da imagem de perfil associado à conta Google.

As melhorias também contemplam a versão para Android e iOS

On @Android, Chrome saves a lightweight version of your tabs. When you reopen the app, the tabs load in the background, allowing your browser to start up 13% faster and letting you get to your pages quickly.Learn more about Freeze-Dried Tabs → https://t.co/M1Xn1pt5TS (3/3) pic.twitter.com/6QpNj7RGYD

— Chrome (@googlechrome) 22 de março de 2022

Além das melhorias visíveis o Chrome agilizou o funcionamento em plataformas como o Android e iOS de modo a otimizar a gestão de recursos. De acordo com a Google o carregamento da página será até 13% mais rápido ao abrir o Chrome.

There’s more than meets the eye when it comes to performance in Chrome. 🔎We’ll be highlighting improvements we’ve made in the past two years — and how they all come together to help your browser speed up, become more efficient with battery and memory, and optimize visuals. pic.twitter.com/ADwFWFC6y8

— Chrome (@googlechrome) 21 de março de 2022

Estas e outras melhorias de desempenho e estabilidade estão já disponíveis para todas as plataformas. Podem atualizar já o navegador a partir das Definições - Verificação de Segurança com a instalação a ter lugar automaticamente.

Por fim, o navegador será reiniciado e encontrarão desde logo o novo botão de acesso rápido aos separadores e lista de leitura.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.