Google Chrome 90: tira proveito da melhor novidade para o browser

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O navegador Google Chrome começou a receber uma das mais importantes atualizações dos últimos meses com a versão 90, já em distribuição. A sua chegada foi previamente noticiada pela 4gnews, contendo uma excelente novidade para o browser.

A par do acesso à versão HTTPS de cada website por predefinição, ao suporte para o codificador AV1 com o intuito de melhorar a qualidade das videochamadas efetuadas através do Chrome, temos outra excelente novidade. Um atalho útil para partilhar conteúdo!

É uma das melhores novidades do Google Chrome 90

starting with Chrome 90, you can link people to a highlighted part of a page ✨🔗 I am going to use this all the timehttps://t.co/PRHpqKKgMv. pic.twitter.com/Q7r2AVfMKQ

— Adrienne Porter Felt (@__apf__) 16 de abril de 2021

Ainda que não seja expressamente mencionado no blog oficial do browser, sendo assim omisso do changelog, certo é que no Chrome 90 temos agora a opção de encaminhar diretamente alguém para uma porção ou parte do website que queremos destacar.

Podemos agora partilhar, com qualquer utilizador do Chrome, uma porção destacada, ou sublinhada do texto presente numa determinada página web. É particularmente útil para mostrar a alguém um excerto de uma notícia, ou artigo, por exemplo.

Basta selecionar com o cursor a porção de texto que queremos destacar ou sublinhar e dar um clique com o botão direito do rato. Aí, no menu de opções aparecerá a opção "Copiar link para texto", bastando partilhar em seguida o link gerado.

Podemos ativar esta função no menu Chrome Flags

Google Chrome
1.ª acede ao Flags, 2.º pesquisa pela opção, 3.º ativa-a.

A função já está disponível, mas pode não estar ativa em todos os computadores / dispositivos com o browser Google Chrome instalado. Para tal, comecemos per verificar a sua disponibilidade através das flags do navegador:

  1. Escrever / colar na barra de endereços: Chrome://flags
  2. Localizar a opção Copy to Text Link (barra de pesquisa no menu flags)
  3. Ativar a opção "copy-link-to-text" - Enabled

Importa frisar que a distribuição das novidades é feita de forma gradual e faseada, ainda que atualmente já deva estar disponível para a maioria dos utilizadores. Assim, após a sua ativação (caso não esteja ativa por predefinição, já dele podemos tirar proveito.

Seleciona uma porção do texto e partilha o link via Google Chrome

Google Chrome
Sublinha / seleciona o texto + clique no botão direito do rato.
  • Sublinhar / selecionar com o cursor do rato o texto que queremos destacar
  • Clicar com o botão direito do rato
  • Selecionar a opção "Copiar link para texto"
  • Partilhar o link criado

Da próxima vez que virem algum artigo que mereça ser partilhado - neste caso uma porção ou tirada particularmente cativante - basta selecionar essa porção e partilhar a mesma com o destinatário pretendido.

Google Chrome
Aspeto do texto sublinhado e partilhado no Google Chrome

Assim que este abrir o link enviado, a porção que o "remetente" destacou estará sublinhada a amarelo para que o "destinatário" saiba onde se concentrar. É uma opção deveras útil no Google Chrome, disponível a partir da versão 90.

Esta é uma das novas funções do Google Chrome e agora sabem como dela tirar partido.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.