A norte-americana Google deu início ao processo de ativação do seu Privacy Sandbox, a API que ajudará a tecnológica a substituir a sua dependência dos ficheiros cookies. O primeiro passo já foi dado com o início da distribuição do Google Chrome 115 a chegar a todos os utilizadores no decurso dos próximos dias.
Segundo a própria tecnológica, o objetivo passa por ativar esta API, a Privacy Sandbox, num total de 35% de todos os navegadores ou browsers. É uma das alterações mais importantes para a Google a ter lugar já em 2023.
Assim, poderão começar a substituir os cookies por esta nova implementação mais respeitadora da privacidade dos utilizadores, sem comprometer a sua utilidade para os anunciantes.
Google quer acabar gradualmente com as cookies
Importa frisar, porém, que a própria Google aponta já para altos níveis de disponibilidade desta nova implementação com uma ambiciosa cifra de 99% (de disponibilidade) apontada para agosto. Até lá, a distribuição do Google Chrome 115 deverá efetivamente chegar à grande maioria dos utilizadores globais deste navegador.
Note-se ainda que as primeiras distribuições do Google Chrome 115, a mais recente versão do navegador mais popular do mundo, começaram a ser distribuídas já esta semana. A "grande" novidade é efetivamente o novo recurso que nos ajudará a livrar das temidas cookies que registam as nossas ações e preferências.
Os detalhes foram agora dados a conhecer pela própria Google no seu blog. Aí, fica bem claro que a ativação e distribuição gradual do Privacy Sandbox é a prioridade da empresa. De momento, porém, chegará apenas a uma reduzida percentagem dos utilizadores que já tenham o Chrome 115.
Note-se ainda que já desde 2019 que a empresa trabalha numa solução para reduzir a sua dependência dos cookies. Estes são os identificadores que permitem à tecnológica apresentar, por exemplo, publicidade personalizada aos utilizadores dos seus serviços.
Por isso, a sua importância para o próprio modelo de negócios da Google não pode ser menosprezado, sendo um aspeto totalmente crucial para a empresa. Felizmente, teremos agora uma solução viável, mais respeitadora da nossa privacidade a ser gradualmente implementada.
Aplicação do Privacy Sandbox estará completa até agosto de 2023
A partir de agora e até ao dia 24 de julho a Google quer ativar o Privacy Sandbox em cerca de 35% dos utilizadores com o Chrome 115. A cifra aumentará até aos 60% no final deste mês e início do próximo mês de agosto, com distribuição completa e ativação plena até 20 de setembro de 2023.
Note-se ainda que o navegador Google Chrome deve atualizar-se automaticamente para a versão 115, portanto não terão que se preocupar com as atualizações manuais. Em todo o caso, podem verificar manualmente a disponibilidade das novidades nas Definições do navegador a todo o tempo.
Em suma, começa agora a aplicação e distribuição de uma das alterações mais significativas ao Google Chrome, bem como ao respeito pela nossa privacidade. Tudo isto, espera-se, sem comprometer a viabilidade comercial da própria empresa norte-americana.
Editores 4gnews recomendam: