Google - Possível regresso à China é um perigo para a Baidu

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 1 min.

Baidu é, para muitos, o Google (Search) chinês. Isto é, a ferramenta que os utilizadores desse país podem usar diariamente para pesquisarem tudo aquilo que pretendem. No entanto, de acordo com uma estimativa recente, talvez os dois motores de busca sejam mais diferentes do que se pode pensar.

De facto, toda a história começou com o rumor de que a Google voltaria a entrar no mercado chinês. O Google Search, à sua medida, chegaria novamente ao quotidiano dos utilizadores desse país. Consequentemente, foi a concorrente, Baidu, que não ficou muito satisfeita com tal possibilidade.

Vê ainda:Pixel 3 XL revela-nos mais pormenores agora em vídeo

Ainda que tenha dito o contrário, através do seu CEO, a verdade é que a Google é temida. Porquê? Ora, em primeiro lugar, a reação do mercado bolsista foi preponderante. A possibilidade da empresa voltar a entrar na China levou à redução do preço das ações da Baidu. Surpreendente? Sim.

Mesmo assim, tal como referido anteriormente, o CEO da Baidu disse que a empresa que lidera será player-killer se a concorrente chegar ao seu mercado. Todavia, até que ponto é que isso é verdade?

CEO da Baidu não receia entrada da Google, mas deveria...

A estimativa prova o contrário. Cerca de 87% dos utilizadores que expressaram a sua opinião numa sondagem do Twitter preferia utilizar o Google Search ao Baidu. Isto porque a Google possui algoritmos mais precisos. E é essa a razão principal.

Ou seja, a detentora do Android nesse país também tem de se submeter à censura dos resultados revelados. Portanto, é como se se comparasse o Bing e o Google Search em Portugal. A grande diferença tem que ver com os resultados da pesquisa em si. Daquilo que é preciso fazer para encontrar exatamente a mesma informação.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android Pie 9.0 começará a chegar a estes Sony Xperia em setembro

Samsung volta a atacar a Apple desta vez com o Galaxy Note 9

Motorola Moto Z3 pode chegar com os Moto P30, P30 Play e P30 Note

Fonte

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.