Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Google Boreal: eis os segredos do próximo Chromecast com Google TV

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A chegar possivelmente até ao final deste ano, a Google trabalha atualmente numa nova geração do seu Chromecast. O pequeno gadget que transforma qualquer televisor numa Smart TV, incluindo já o seu sistema de conteúdos e plataforma Google TV.

Apelidado de "Boreal", nome de código dado à próxima geração do gadget inteligente para as televisões, o seu desenvolvimento estará ainda em curso. Atualmente é um dos produtos mais populares da tecnológica norte-americana e pode ser renovado este ano.

Há uma nova geração de Chromecast com Google TV a chegar em 2022

Google Chromecast Google TV
O atual Google Chromecast com Google TV, desde 69,11 € na PCComponentes.

A geração atual foi anunciada pela Google em setembro de 2020. Aí, o gadget com Google TV seria introduzido junto do smartphone Google Pixel 5, com modesta receção no mercado até então. Em comparação, o Google Chromecast 3 tem mais procura.

Agora, de acordo com as mais recentes informações avançadas pela publicação 9To5Google a próxima geração tem o nome de código "Boreal". Esta é a conclusão do portal supracitado após terem analisado documentação e código-fonte da Google.

Mais ainda, o novo Chromecast com Google TV pertencerá à família da geração atual (na imagem acima) com o nome de código Sabrina, pelo que se tratará de um sucessor, uma segunda geração do produto.

Mais funções inteligentes para a 2.ª geração do Chromecast com Google TV

Google is preparing a new Chromecast device powered by Google TV https://t.co/sI2ReURo0N by @SkylledDev pic.twitter.com/8UpisynTxD

— 9to5Google.com (@9to5Google) 21 de janeiro de 2022

A publicação não dispõe de informações de preço, nem das caraterísticas técnicas principais do produto. No entanto, aponta que deve ser apresentado e lançado no mercado ainda este ano, possivelmente no último trimestre de 2022.

Mais ainda, esta segunda geração manterá o software, a plataforma Google TV. Terá, contudo, um reforço do hardware AV1 para reprodução de conteúdos para um melhor desempenho e capacidades de gestão dos conteúdos multimédia.

Aponta-se, contudo, um reforço da capacidade de reprodução para uma melhor qualidade de imagem. Ou seja, para tirar mais proveito das televisões 4K e televisões 8K cada vez mais populares. Em suma, contamos com uma qualidade de imagem bastante reforçada para a segunda geração do Chromecast com Google TV.

Atualmente o Chromecast com Google TV custa cerca de 69 €

Aguardamos agora pela apresentação da nova geração de um dos gadgets mais populares da Google a chegar até ao final de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.