Google planeia atualizar apps via Play Store mesmo sem teres conta

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos pilares do Android é a quantidade de aplicações para ele disponíveis. Por conseguinte, essas apps são naturalmente atualizadas através da Google Play Store que, por sua vez, requer uma conta Google. Mas e se não a tiveres?

Mesmo nesse caso, a empresa de Mountain View está a estudar forma de poderes atualizar as aplicações que vêm pré-instaladas no teu smartphone, tal como nos adianta a publicação Android Police. Esse processo será igualmente realizado através da Play Store.

Nesse sentido, a empresa norte-americana está a notificar todos os desenvolvedores com o intuito de dar a conhecer esta novidade. Naturalmente, esta funcionalidade passará ainda por uma fase de testes que, quando terminado esse processo, deverá ser disponibilizada a todos os utilizadores.

Google quer que a Play Store possa atualizar apps mesmo sem teres conta

O objetivo desta medida é providenciar uma experiência mais consistente a todos os utilizadores. Desta forma, todos os utilizadores terão direito às mesmas funções que uma qualquer aplicação tem para oferecer.

Ademais, a empresa de Mountain View está a notificar que os desenvolvedores devem adaptar as suas criações para este novo modelo. Ou seja, as suas aplicação devem funcionar de igual forma com ou sem uma conta Google.

Ainda assim, caso algum utilizador não queira esta atualização automática, poderá sempre desabilitá-la. Não sei de que forma isto poderia ser mais vantajoso para alguém, mas de qualquer das formas fica ao critério de cada um.

Qual o cenário que se verifica atualmente para quem não tem conta Google?

A probabilidade de haver alguém com um smartphone Android sem conta Google é cada vez menor. Ainda assim, caso tal se verifique, é possível utilizar um dispositivo sem este tipo de acesso.

Todavia, caso seja esse o cenário, não será possível tirar partido de todo o potencial das aplicações Google. Adicionalmente, não será possível aceder à Play Store e a toda a panóplia de aplicações que a mesma disponibiliza.

Além disso, toda e qualquer aplicação que venha pré-instalada no smartphone não terá direito a qualquer melhoria. É precisamente este último ponto que a Google quer transformar, por forma a oferecer uma experiência mais uniforme.

Editores 4gnews recomendam:

Google Chrome vai revolucionar a partilha de links

Redmi defende Xiaomi após crítica da Honor ao Mi 9

Apex Legends poderá introduzir novos modos de jogo em breve!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.