Google Assistant acaba com "Hey Google" desnecessário com esta novidade

Bruno Coelho
Comentar

A assistente Google é a mais usada por quem tem dispositivos com Android, mas está longe de ser perfeita. Ao contrário do que acontece nas suas colunas inteligentes para, por exemplo, desligar um alarme, é necessário dar o comando “Hey Google” em primeiro lugar.

Mas isso vai mudar. A tua Google Assistant vai ficar mais inteligente com a funcionalidade de “Frases Rápidas”. Na prática, esta vai permitir que saltes a parte de dizer “Hey Google” em determinadas situações.

"Frases Rápidas" acabam com o "Hey Google" em alarmes ou chamadas

Vamos imaginar que recebes uma chamada e a queres aceitar ou cancelar com recurso à voz. A partir do momento em que ativares a funcionalidade, bastará dizeres “Atender” ou “Recusar”.

O mesmo sucede com os alarmes ou temporizadores. Poderás passar apenas a dizer “Stop” ou “Snooze”. Acabam-se assim os “Hey Google” desnecessários em situações bastante comuns.

Frases rápidas vão chegar à assistente Google no Android. Crédito: XDA-Developers
Frases rápidas vão chegar à assistente Google no Android. Crédito: XDA-Developers

Assim que ficar disponível para todos os Android, esta novidade poderá ser ativada nas definições da assistente Google. Como é óbvio, deves ter em conta alguns “problemas” causados por essa ativação.

Tal como a Google alerta, se tu ou alguém disser “atender”, a chamada será imediatamente atendida. Estejas pronto ou não para a atender. Dependendo da necessidade, será uma ativação a ter em conta.

Assim que a funcionalidade for ativada, a Google alerta-te que não é necessário dares o comando “Hey Google”. A funcionalidade ainda não foi anunciada oficialmente pela Google, tendo sido descoberta na versão beta mais recente do Android 12 pelo XDA-Developers.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.