Google Pixel 9 pode chegar com novo carregamento sem fios

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O novo padrão de carregamento sem fios Qi2, que foi apresentado na edição deste ano do CES, está agora a terminar os testes de certificação.

Começam então a surgir rumores sobre quais vão ser os primeiros terminais móveis a receber esta nova forma de carregamento. Ao que tudo indica, o Google Pixel 9 é um forte candidato a esta lista de pioneiros.

Engenheiro sénior da Google entra para consórcio WPC

imagem do Google Pixel 8 Pro
Os utilizadores portugueses já podem comprar equipamentos Google a partir de Portugal Crédito@Google

O novo carregamento sem fios Qi2 está já na fase terminal de testes de certificação e, em breve, deverá chegar ao mercado. Especula-se agora sobre os terminais que vão ser compatíveis com o novo padrão de carregamento.

A entrada do engenheiro sénior da Google, Liyu Yang, para o consórcio WPC, responsável por este novo suporte, aponta para que a gigante de pesquisas seja uma das primeiras a integrar o novo padrão de carregamento nos seus equipamentos móveis.

Os rumores vão mais longe e avançam que o smartphone Pixel 9 pode já chegar equipado ao mercado com o novo padrão anunciado no início deste ano.

Este rumor ganha ainda mais força se tivermos em conta que Liyu Yang é atualmente o responsável pelos sistemas de carregamento sem fios da série Pixel. Informação que foi disponibilizada pelo próprio consórcio WPC, no seu blog, numa nota de boas-vindas ao seu novo membro.

Características do padrão de carregamento Qi2

O padrão de carregamento sem fios Qi2 é semelhante ao MagSafe da Apple, mas ao contrário deste tem como objetivo ser compatível com equipamentos iOS e Android. Usa um sistema magnético para se conectar aos dispositivos, mas inclui o novo recurso Perfil Magnético de Potência.

É exatamente este recurso que garante que os equipamentos são posicionados de forma correta para que possam ser carregados com total eficiência e maior rapidez.

Este padrão conta também com recursos de segurança otimizados para evitar danos e não prejudicar a vida útil da bateria dos equipamentos. O Qi2 suporta carregamento de 15 watts.

Marcas de acessórios como a Anker e a Belkin estão já apontadas como sendo as primeiras a disponibilizar no mercado produtos seus com o novo padrão de carregamento integrado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt