Google está a apostar cada vez mais na segurança do Android

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google tem lançados todos os anos o 'Android Security and Privacy Year in Review'. Esta é uma análise às melhorias na segurança do sistema operativo mais utilizado do mundo.

Uma vista de olhos ao estado de segurança do Android é sempre importante. Ao partilhar essas informações, a Google afirma-se como uma empresa de confiança e que está (quase) sempre em cima do acontecimento.

Existem vários dados mas o que salta mais à vista é o aumento das transferências dos patches de segurança. No quatro trimestre de 2018, a Google relatou um aumento de ano para ano de 84%, algo impressionante.

Isto significa que cada vez mais equipamentos estão a receber atualizações de segurança para mantê-los estáveis sem comprometer a integridade do equipamento.

Smartphones Android estão cada vez mais seguros contra apps maliciosas

A Google atribuiu este sucesso a programas como o Android One, Android Enterprise Recommended Program e novos acordos com fabricantes. As marcas de smartphones costumam ser uma dor de cabeça para os utilizadores pois oferecem poucas atualizações.

Marcas como Huawei e Samsung até se 'portam bem'. Contudo, existem fabricantes que fazem ROMs baseadas em Android ou alteram demasiado o sistema operativo.

Eventualmente isso pode fazer com que se torne difícil a Google enviar patches de segurança. Os mesmos tem que ser analisados e 'convertidos' pela fabricante para depois disponibilizar aos utilizadores.

Ainda ontem falámos de como a Google cortou em 20% a instalação de apps maliciosas através do seu programa Google Play Protect. Esta é também uma parte essencial em manter a segurança do sistema operativo.

Em 2018, a Google bloqueou cerca de 1.8 mil milhões de instalações maliciosas. A empresa obteve um crescimento de ano para ano de 20% a restringir apps de spyware, malware, phishing, entre outras.

O relatório completo e detalhado está disponível para leitura. Caso queiras saber a pormenor como andam as medidas de segurança da Google, dá uma vista de olhos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Executivo da Google partilha fotografias de misterioso telemóvel
  • É oficial: diz adeus ao encurtador de links da Google
  • OnePlus sugere lançamento de carro como possível brincadeira

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.