Na última segunda-feira (09), o Google anunciou o lançamento de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa do Google Cloud direcionadas a médicos e profissionais de saúde. Através da Vertex AI Search do Google, a plataforma vai reunir em um único lugar informações clínicas precisas de diferentes tipos de registos médicos de pacientes, anteriormente dispersos em diferentes bases de dados.
Por meio do uso de Inteligência Artificial generativa, a ferramenta ajudará os médicos a realizar pesquisas rápidas e eficientes desses dados. Criada com o objetivo de ajudar os profissionais de saúde a economizar tempo e energia, a plataforma estará disponível para organizações de saúde e ciências biológicas.
A IA proporcionará acesso rápido e responderá a perguntas sobre os pacientes
A nova ferramenta do Google Cloud propõe-se reunir num único local anotações clínicas, receitas médicas, dados de exames, documentos digitalizados e registos eletrónicos de saúde. Estes ficheiros muitas vezes estão guardados em sistemas diferentes e em diferentes formatos, o que torna difícil ou demorado encontrá-los.
No entanto, a nova ferramenta Vertex AI Search não é um recurso de pesquisa comum. É uma IA generativa, o que significa que os médicos poderão solicitar a sua ajuda para encontrar informações específicas que estejam dispersas em diferentes documentos.
O médico poderia, por exemplo, questionar a IA sobre quais foram os medicamentos que o paciente consumiu nos últimos 12 meses. A tecnologia faria a pesquisa através de diferentes receitas médicas e registos de consultas e forneceria uma lista rápida com as respostas.
Também seria possível solicitar um resumo do histórico médico de cada paciente sem a necessidade de ler separadamente diferentes arquivos. Além disso, a Vertex AI Search pode ajudar na aplicação de códigos de cobrança corretos e na análise e seleção de pacientes para ensaios clínicos, por exemplo.
“Embora seja possível economizar tempo para fazer essa pesquisa, também deve evitar frustrações por parte dos médicos e (garantir) que eles cheguem a uma resposta com mais facilidade”, disse Lisa O'Malley, diretora sénior de gestão de produtos da Cloud AI no Google Cloud, em entrevista à CNBC.
Fonte de confiança para aliviar a sobrecarga de médicos
Para aqueles profissionais que ainda estão um pouco receosos em confiar numa ferramenta de IA, o Google explicou que a Vertex AI Search pode citar e vincular a fonte original das informações a cada uma das suas respostas, para que possam ser consultadas.
Além disso, o Google Cloud não acede aos dados dos clientes nem os utiliza para treinar modelos. Por todas as medidas de segurança, o novo serviço está em conformidade com a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde, ou HIPAA.
Conforme explicou O'Malley, a ferramenta foi criada com o objetivo de ajudar a aliviar a sobrecarga dos profissionais de saúde. Em 2016, a Associação Médica Americana financiou um estudo que descobriu que, para cada hora que um médico passava com um paciente, ele gastava duas horas adicionais em trabalho administrativo fora do horário de trabalho.
De acordo com uma pesquisa de janeiro do Medscape, 42% dos médicos relataram esgotamento em 2018, número que subiu para 53% em 2022.
"Qualquer coisa que o Google possa fazer, ao aplicar as nossas tecnologias de saúde e capacidades de pesquisa, para tornar a jornada dos médicos e dos prestadores de cuidados de saúde mais rápida e eficiente, e para economizar custos, acho que, em última análise, nos beneficiará como pacientes", afirmou O'Malley.
A partir de segunda-feira, diferentes organizações de saúde já podem inscrever-se para um acesso antecipado às ferramentas do Vertex AI Search para cuidados de saúde. Atualmente, o Google já está a testar os recursos com instituições como a Mayo Clinic, Hackensack Meridian Health e Highmark Health.
Editores 4gnews recomendam: