Google anuncia planos para criar um ecossistema semelhante ao da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A presença da Google na CES 2022 fica marcada pelo anúncio de uma panóplia de novidades a chegar aos seus produtos durante este ano. Nos próximos meses, a empresa americana focará os seus esforços na construção de um verdadeiro ecossistema para os seus produtos.

No total a Google anunciou 13 funcionalidades que visam melhorar a experiência de quem usa produtos com o selo da americana. Temos mais facilidade para a conexão de auriculares sem fios, espelho de aplicações e mensagens no PC ou um sistema semelhante ao AirDrop para ficheiros.

Google

Google vai facilitar uso de auriculares Bluetooth em vários dispositivos

Uma das principais novidades agora anunciadas pela Google visa o nicho de mercado dos auriculares sem fios Bluetooth. Com o alargamento da funcionalidade Fast Pair, a empresa quer copiar os AirPods e a sua transição suave entre dispositivos.

Doravante, auriculares Bluetooth poderão conectar-se automaticamente com dispositivos Android, Android TV e Google TV. Isto significa que os teus auriculares saberão qual o dispositivo que estás a usar e irá ligar-se automaticamente ao mesmo sem esforços, tal como os AirPods.

auriculares

Imagina que estás a ver um filme e recebes uma chamada no teu smartphone Android. Com esta funcionalidade, o filme será colocado em pausa e os auriculares irão ligar-se automaticamente ao teu smartphone para atenderes a chamada recebida.

A Google tenciona ainda introduzir uma funcionalidade semelhante ao Áudio Espacial dos AirPods. Isto significa que o som será reproduzido consoante a posição da tua cabeça, entregando uma sensação tridimensional ao utilizador.

Usa o teu smartwatch para desbloquear o smartphone

Com a introdução do Wear OS 3, está tudo pronto para os relógios inteligentes terem um papel mais ativo no ecossistema Google. Com efeito, em breve será possível desbloquear um smartphone Android ou Chromebook a partir do pulso.

Wear OS

Assim sendo, o utilizador poderá desenhar o seu padrão de desbloqueio ou introduzir o PIN definido no ecrã do seu smartwatch Wear OS. Uma funcionalidade que será disponibilizada nos próximos meses.

Configurar um Chromebook com o smartphone Android

Para quem comprar um Chromebook e tiver um smartphone Android, o processo de configuração do primeiro será mais simples que nunca. Durante o processo de configuração, basta ligar ambos os equipamentos para definir alguns parâmetros.

Deste modo, serão automaticamente transferidos dados e credenciais do smartphone para o Chromebook. Menos uma canseira no momento de configurar o teu novo computador.

Chromebook

Ainda no domínio dos Chromebook, será possível espelhar no PC algumas aplicações que tenhas instaladas no smartphone. Ademais, todas as fotografias e vídeos passarão a estar disponíveis em ambas as plataformas.

Android e Windows com uma cooperação mais estreita

A Google reforçará a sua ligação ao Windows com uma parceria celebrada com a Acer, HP e Intel. Quem comprar um computador das duas primeiras, terá uma experiência mais próxima da de um utilizador Mac e iPhone.

Isto significa que poderás sincronizar automaticamente mensagens e ficheiros entre o smartphone e o PC. Para a transferência de ficheiros será utilizada a funcionalidade "Partilha na proximidade", imitando as vantagens do AirDrop.

A Google não passará ao lado do ramo automóvel e anunciou novidades para este segmento. Em parceria com a BMW, será lançada uma chave digital, tal como a Apple já o fez. Já a Volvo beneficiará de uma maior integração com a Assistente Google para poderes usar esta para ligar o carro remotamente.

As novidades que a Google anunciou hoje serão disponibilizadas durante o ano de 2022. A sua implementação será feita através de pequenas atualizações de software, mas sempre dependentes da adesão das suas parceiras.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.