Google anuncia novas funcionalidades a chegar ao Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje foi o dia escolhido pela Google para revelar uma vasta panóplia de novidades a chegar nos próximos dias aos seus sistemas operativos. Estamos perante o último Android Drop Feature do ano, recheado de boas novidades para todos os utilizadores.

As novidades agora desvendadas pela Google abrangem algumas das suas aplicações e serviços mais populares. São novos recursos que os utilizadores poderão usufruir diariamente no seu smartphone, tablet e relógio Wear OS.

Mensagens Google recebe novidades para que os utilizadores se expressem mais

A aplicação Mensagens irá receber várias novidades que implementarão novas formas de expressão para os seus milhões de utilizadores. O intuito da norte-americana é ajudar estes a "conectarem-se e expressarem-se".

Android

Uma das novidades agora anunciadas chama-se Photomojis. Em síntese, estas permitirá retirar objetos de uma fotografia para poderem servir de autocolantes ou mesmo em reações.

As mensagens de voz terão agora um fundo animado, adquirindo assim um carácter mais social e divertido. Temos ainda novos efeitos de ecrã potenciados por machine learning que automaticamente mostrarão reações baseadas nas tuas mensagens.

Chega ainda a possibilidade de modificar as bolhas e dos fundos das tuas conversas. Trata-se de uma nova camada de personalização para a aplicação de Mensagens.

A aplicação de telefone recebe agora a possibilidade de os utilizadores responderem por texto durante as suas chamadas. Basicamente, o utilizador poderá escrever um texto que será posteriormente lido em voz alta a quem está do outro lado da linha.

Ainda no capítulo da Acessibilidade, a Google traz um mecanismo de IA que irá descrever imagens em voz alta. É uma função ideal para quem tem dificuldades de visão, potenciando assim o seu sentimento de inclusão.

As legendas em tempo real suportam agora mais idiomas para abranger um maior leque de utilizadores. Esta funcionalidade será disponibilizada no decorrer das próximas semanas.

Wear OS também recebe várias novidades

Olhando para o mercado de smartwatches, o Wear OS receberá brevemente novos controlos. Por exemplo, passará a ser possível controlar vários produtos Smart Home diretamente no pulso.

Ainda neste capítulo, será possível definir estados para um controlo mais rigoroso de aspetos caseiros como a sua iluminação. Em breve, será ainda possível definir rotinas para a Assistente Google diretamente no pulso.

O widget "num relance" popular dos dispositivos Pixel chega agora também aos relógios Wear OS. Graças a ele, poderás rapidamente receber alertas meteorológicos, lembretes, alertas de viagem e muito mais no teu pulso.

Para acelerar o fim das palavras-chave, a Google permite agora definir um PIN para páginas que requerem a tua identificação. Esta opção ficará disponível para quem possuir a chave de segurança FIDO2.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.