Google quer implementar e generalizar o projeto Android Go no Brasil

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Brasil é um dos maiores países do mundo com uma população de mais de 200 milhões de pessoas. É também um dos mercados mais receptivos a smartphones económicos dou de gama baixa. Ciente destas premissas, a Google quer popularizar o projeto Android Go no Brasil e para tal tem uma estratégia bem definida.

Equipamentos económicos, muito económicos e com uma simples premissa. Performance sem compromissos. Para tal, o sistema / projeto Android Go será crucial para os esforços da tecnológica norte-americana.

Vê ainda: Motorola Moto G6 – Primeiras impressões ao novo Motorola

Com efeito, a empresa celebrou hoje um evento no Brasil no qual deu a conhecer novas funcionalidades para todo o projeto Android Go. Apresentou ainda novidades para a pesquisa Google e também para o seu serviço de mapas, o Maps.

Note-se que por norma a Google celebra alguns eventos específicos para mercados chave como a Índia e mercados com potencial como o Brasil. Aí, dá a conhecer ferramentas específicas e desenvolvidas especificamente para cada um deles.

A Google quer generalizar o seu Android Go no Brasil

No caso do Brasil, para democratizar o acesso à tecnologia temos aqui uma colaboração entre a Google e a Alcatel, Positivo e Multilaser. Empresas e fabricantes que, com o incentivo da Google, produzirão mais smartphones com esta plataforma Android Go. Note-se que neste momento o projeto "Go" baseia-se na versão 8 do sistema operativo, o Android Oreo. Em breve, basear-se-á no Android P (a partir de agosto de 2018).O projeto Android Go foi anunciado na conferência anual dedicada aos programadores desta empresa, a Google I/O 2017. Trata-se de um projeto ambicioso que quer garantir que até mesmo smartphones com 1GB ou menos de memória RAM conseguem ter uma experiência de utilização fluída.

Mais ainda, para que até dispositivos com 8GB de armazenamento interno possam proporcionar uma boa utilização. Para tal, a Google lançou mão de 3 fatores ou vetores essenciais.

O que muda e o que caracteriza o Android Go?

Em primeiro lugar temos uma otimização geral do sistema operativo para que seja muito pouco exigente para com o hardware. Em segundo lugar temos uma seleção crescente de aplicações (apps) cuidadosamente curadas pela Google para que sejam o mais leve possível.

Por aplicações leves entendam-se apps que ocupem pouco armazenamento interno e que "puxem" pouco pelo smartphone. Comedidas no espaço que ocupam e recursos que exigem.

Neste momento já temos várias apps como o Maps Go, a pesquisa Google (Go), a assistente virtual (Go), o Files Go, YouTube Go, entre outras. O número vai crescendo a cada dia que passa.

Projeto é agora implementado no Brasil

Este sistema é ainda otimizado para consumir poucos dados na conexão móvel a redes 4G (tráfego de dados). Para utilizadores que procurem um dispositivo simples, rápido e económico, o projecto Android Go é crucial.

Em termos gerais terás aqui uma plataforma perfeitamente otimizada para terminais económicos mas as novidades não se ficam por aqui.

Através da pesquisa Google terás um forte foco dado ao mundial de futebol de 2018 para que possas acompanhar tudo em 1ª mão. Terás desde os grupos, estatísticas e temas mais "bombásticos". Em suma, uma atenção redobrada ao desporto rei.

As novidades abrangem também algumas recomendações para o serviço de navegação da tecnológica norte-americana. O Maps dir-te-á que áreas deves evitar e a que horas o deves fazer para não ficares preso no trânsito.

Por último, terás também, através da pesquisa, um atenção especial para as próximas eleições no final do ano.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Motorola One Power: Relevadas todas as suas especificações

Pixel 3 emergem

Huawei Honor 10 está agora por 355€ por tempo limitado (promocode)

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.