Google oficializa o Android 14 com estas 3 grandes novidades!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

A mais recente versão do sistema operativo para dispositivos móveis da Google, o Android 14, foi finalmente revelado de forma oficial, ficando também disponível para todo e qualquer interessado. Por isso, vejamos efetivamente o que comporta de novo esta versão.

Sucintamente temos mais funcionalidades de personalização, com mais controlo para o utilizador, bem como um forte foco na acessibilidade para tudo, e todos. Agora, resta também aguardar que as OEM's o comecem a distribuir globalmente.

Personalização, controlo e acessibilidade no Android 14

Android 14

Os lançamentos do Android são uma das muitas formas como o nosso smartphone Android melhora com o tempo. Agora, temos esta versão do sistema operativo, o Android 14.

No ano passado, a Google disponibilizou o Android 13, com funcionalidades como áudio espacial, streaming de aplicações de mensagens, copiar / colar entre dispositivos, um novo media player e muito mais.

Além disso, também revelaram várias funcionalidades para ecrãs grandes originalmente planeados para o Android 14 e disponibilizá-los como atualizações para o Android 13.

Note-se que estas atualizações incluem multitasking melhorado, uma barra de tarefas refinada e suporte melhorado para dobráveis com maiores e melhores aplicações.

A partir de hoje, o Android 14 está aí e vem repleto de atualizações que prometem ajudar a personalizar a experiência com o nosso dispositivo. Na prática, oferecendo maior controlo sobre a sua saúde e segurança e acessibilidade melhorada.

1. Mais formas de expressão com o Android 14

Em primeiro lugar, quer seja a cor do telefone, a escolha da capa do telefone, o hardware do dispositivo ou as escolhas que fazemos para personalizar o software. Certo é que os dispositivos são uma extensão da nossa personalidade.

Tal como aponta a Google, o Android sempre o ajudou a expressar-se de maneira prática e artística. Com efeito, desde o papel de parede, estilo aos botões e fundos. Nesse sentido, agora há mais formas de personalizar o seu telefone conforme as preferências pessoais.

O seletor de personalização atualizado do Android 14 facilita alternar entre papéis de parede e atualizar o que queiramos ver rapidamente.

A partir de agora pode definir atalhos personalizados no ecrã de bloqueio, como leitor de QR ou a aplicação Google Home. Isto para ter acesso rápido com um toque aos controlos mais usados diretamente no ecrã de bloqueio do Android.

Podemos também escolher entre um conjunto de novos modelos de ecrãs de bloqueio selecionados para fontes, widgets, cores e formatos que melhor correspondam ao nosso estilo. Estas opções também usam IA para ajustar o seu ecrã com base na sua situação. Por exemplo, se o tempo piorar repentinamente, o widget do tempo no ecrã de bloqueio irá tornar-se mais proeminente.

O Android 14 também permite que mostre o que temos de mais criativo e artístico. Na prática, sem necessidade de habilidades artísticas.

Inteligência Artificial ao serviço da personalização

Unique! That’s what you are, and we celebrate that. Learn more behind the functional & aesthetic product and design choices made to make your device unique to you #AndroidSuperstar. More #Android14 features here → https://t.co/wpJboW3X4d pic.twitter.com/40FRmyUnSM

— Android (@Android) 4 de outubro de 2023

A chegar primeiro ao Pixel 8 / 8 Pro, os papéis de parede de IA generativa usam modelos de difusão de texto para imagem gerados por IA para o ajudar a criar papéis de parede que correspondem à sua visão. Desse modo, poderemos escolher entre sugestões predefinidas para criar papéis de parede nunca vistos com apenas alguns cliques.

Por outro lado, se preferirem um telefone menos colorido e mais agradável aos olhos, o Android 14 inclui um tema monocromático que faz com que as cores mínimas pareçam elegantes e bonitas em todo o dispositivo.

Além disso, o Android está também a ajudar a melhorar a qualidade da fotografia e da câmara. A partir do suporte do Android 13 para vídeo de alta faixa dinâmica (HDR), o Android 14 suporta imagens HDR com Ultra HDR.

O Ultra HDR ajuda as fotos a terem a melhor aparência realçando as cores vibrantes, destaques mais brilhantes e sombras mais escuras. Além disso, graças aos excelentes ecrãs HDR disponíveis em muitos dos telefones atuais, o Ultra HDR tira e revela fotos em alta definição sem alterar a qualidade original da imagem.

2. Mais controlo sobre a nossa saúde, segurança e informação

An Android settings screen with “Get started with Health Connect” is open showing details of how health data can be shared and how to manage your settings and privacy.

As aplicações ajudam as pessoas a monitorizar os seus níveis físicos, de saúde e bem-estar. Porém, os dados recolhidos ficam geralmente isolados em cada uma das aplicações específicas, limitando a visibilidade e controlo sobre os seus dados.

O novo Health Connect está agora integrado nas definições do Android 14 como uma forma central de armazenar todos os nossos dados num só local e manter o controlo da sua privacidade.

Além disso, os dados são encriptados com segurança no telefone, o que garante que a Google ou qualquer outra pessoa não possa vê-los ou usá-los para qualquer outra finalidade.

Portanto, basta conectar e sincronizar as suas aplicações preferidas de saúde e fitness – como Oura, Peloton, MyFitnessPal e Whoop – para começar.

Também teremos maior visibilidade sobre como os dados estão a ser usados por aplicações que solicitam acesso aos dados. Com as novas atualizações sobre partilha de dados no Android 14, quando for solicitado que conceda permissão às aplicações para informações como a sua localização, seremos notificados quando uma aplicação está a partilhar dados de localização com terceiros. A partir daí poderemos tomar uma decisão mais informada sobre se deve ou não dar-lhe acesso.

Numa outra tónica, a proteção digital no Android 14 também se estende à informação mais sensível: o PIN do dispositivo. O Android 14 melhora a segurança do PIN, incentivando-nos a definir um PIN de seis dígitos. Após digitar o PIN correto de 6 dígitos ou mais, não precisaremos mais de pressionar Enter pois o seu dispositivo será desbloqueado automaticamente.

3. Mais acessibilidade para utilizadores com visão reduzida e deficiência auditiva

\tal como avança a Google, o Android 14 vem com várias funcionalidades inclusivas. Para utilizadores com visão reduzida e a funcionalidade Magnifier melhorada no Android 14 é mais intuitiva, com a possibilidade de tocar para aumentar e diminuir o zoom até 100%.

Além disso, será possível também alterar o tamanho do Magnifier no novo painel de definições ou personalizar a quantidade do ecrã que se deseja ampliar.

Mais ainda, para evitar que o Magnifier se desligue quando alterna entre aplicações poderá definir a ampliação para se manter ativado quando se alterna entre aplicações nas definições de acessibilidade do Android.

De igual modo, poderemos melhorar a legibilidade e alterar rapidamente o tamanho da fonte do texto no seu dispositivo com o bloco de definições rápidas do tamanho da fonte do Android 14 e desfrutar de melhor legibilidade. Isto com o dimensionamento de fonte não linear, que aumenta o tamanho da fonte maior numa taxa mais lenta do que o tamanho da fonte menor.

Isso evita que o texto que já é grande o suficiente fique maior do que o necessário. Ora, desta forma, poderá ler o seu ecrã sem que o texto seja cortado, haja quebra do texto em várias linhas ou quebre o layout da página.

Mais ainda, também há novidades na abordagem em relação à acessibilidade auditiva. O Android 14 tem maneiras mais intuitivas para conexão e interação com os seus aparelhos auditivos. Opções como um setup dedicado de configuração de aparelhos auditivos nas definições de acessibilidade.

Segundo a Google, será uma forma fácil de direcionar o áudio para diferentes saídas e a capacidade de aceder rapidamente aos controlos dos aparelhos auditivos a partir de um atalho.

Por fim, há ainda mais novidades a conhecer na página oficial, com a versão a chegar agora às fabricantes de dispositivos móveis. É, aliás, provável que chegue ainda este ano a dispositivos Galaxy da Samsung, iQOO, Nothing, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, vivo e Xiaomi.

#Android14 has officially entered the building! Here are some features you can look forward to in this update. Let us know what you’re most excited about in the poll below! 💚 pic.twitter.com/zQYzGPR1J2

— Android (@Android) 4 de outubro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.