Google Allo e a tua privacidade, até que ponto são compatíveis?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Uma das grandes novidades que a Google nos trouxe na edição deste ano da sua Google I/O foi uma nova aplicação própria para a troca de mensagens. Signal, aquela aplicação de troca de mensagens popularizada por Edward Snowden. Dentro deste modo são efetivamente encriptadas e posteriormente apagadas todas as mensagens trocadas entre ti e os teus amigos. Contudo fora deste modo as coisas são bem diferentes.

Todas aquelas funcionalidades que todos admiramos neste nova aplicação, principalmente a integração do Google Assistant, vêm com "um custo", custo esse a não encriptação da informação. Só há uma forma de a Google conseguir entregar-nos informações verdadeiramente relacionadas com o que habitualmente conversamos, é lendo as nossas mensagens. O problema é que se a Google o consegue fazer, eventualmente terceiros o poderão fazer também, principalmente se estiveres conectado a uma rede Wi-Fi pública.

Em suma, tudo isto traduz-se num pau de dois bicos. A encriptação está de facto presente na Allo para quem a pretender utilizar, porém terá de a ativar manualmente. Porém, em contrapartida, poderás não conseguir utilizar a aplicação na sua plenitude.

Em última instância terá de ser uma decisão de cada um a se irá ou não descartar esta prometedora aplicação por questões de privacidade. No meu caso pessoal, não será por estas questões que irei deixar de utilizar a Allo, até porque se eu quiser realmente ter uma conversa com alguém, sobre algo inquestionavelmente privado, fá-lo-ei pessoalmente.

Talvez queiras ver:

  • Clickbait: Não vais acreditar como é fácil chamar a tua atenção!
  • Opinião: queria ter um Windows Phone mas não consigo
  • Umi Super com 65€ de desconto e Umi Touch com 40€ em PROMOCODE
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.