Google alia-se à Garmin para Mensagens por Satélite no Android 14

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google já deu a conhecer a sua intenção de trazer o suporte para comunicações por satélite para o seu Android 14. Tal como a Apple e a Huawei, também a gigante das pesquisas está a trabalhar num serviço de comunicação por satélite e poderá aliar-se à Garmin para concretizar este projeto ambicioso.

Em setembro de 2022 a Google faria saber que, em ocasião futura, traria o suporte oficial para este tipo de comunicações de emergência para o seu sistema operativo Android. Este mesmo recurso ganhou bastante popularidade após a Apple o apresentar na então nova gama iPhone 14. Mais recentemente, também a Huawei implementaria um sistema similar.

Comunicações de Emergência via Satélite chegarão ao Android 14 da Google

Android 14 Satélite Mensagens Google

Volvido um ano desde tal manifestação de vontade por parte da Google, trabalhando também junto da norte-americana Qualcomm, ao que tudo indica temos agora mais novidades. Aliás, são já várias as entidades envolvidas neste projeto.

Com efeito, em alguns dispositivos Android a aplicação Mensagens da Google, que já tinha suporte para o padrão de comunicações RCS, está já a receber o suporte para comunicações por satélite.

Android 14 Satélite Mensagens Google
Linhas de código com menção à nova funcionalidade de comunicações por satélite.

As informações foram avançadas em primeiro lugar pela publicação SamMobile que cita a investigação do programador Neil Rahmouni, divulgada também através do Twitter (X) onde ganharia mais notoriedade.

Aí podemos ver algumas linhas de código referindo exatamente esta nova possibilidade de comunicação para a app Mensagens Google. Tal como referem o excerto de código, este será um tipo de ligações reservadas para situações de emergência.

Garmin pode ajudar a Google a trazer este recurso para o Android

Android 14 Satélite Mensagens Google
Exemplo de funcionamento das mensagens de emergência na app da Google.

Tendo a Garmin vários produtos com suporte para conetividade via satélite, reservados sobretudo para emergências, é sem dúvida uma boa potencial parceira para a Google. Importa frisar que a Garmin trabalha com a Iridium, uma entidade privada que detém uma constelação de satélites de baixa órbita terrestre, ou Low Earth Orbit (LEO).

Desse modo, é possível aceder facilmente ao sinal de rede a partir de qualquer ponto do planeta, isto graças à constelação de satélites de órbita baixa. Algo que a Garming soube explorar e que terá também suscitado o interesse da Google.

Satélites Iridium

Dito isto, uma vez que a Garmin tem já um ecossistema bem maduro e amplo de soluções, baseadas e centradas neste tipo de comunicações de emergência, é apenas natural que a Google tente alcançar um pouco deste conhecimento.

Mais concretamente, baseando-se em alguns dos produtos Garmin e respetiva implementação deste padrão de comunicações para o trazer para a sua aplicação Mensagens da Google. Este é, com efeito, o recente entendimento com base nos rumores e fugas de informação.

Mensagens da Google será a 1.ª app a suportar as Comunicações via Satélite

Looks like Google Messages may use Garmin Response for the Satellite Emergency SOSIf true it could mean that Emergency Satellite messages would be available in 150+ countries👀https://t.co/egVqM6JaJV(1st screen is a mockup, 2nd are the translations found in Google Messages) pic.twitter.com/Rza9BUxJwJ

— Neïl Rahmouni 🐢 (@neil_rahmouni) 28 de agosto de 2023

Ao que tudo indica, a base para a implementação a chegar à app Mensagens da Google será o sistema Garmin Response. Esta plataforma é baseada nas comunicações via satélite reservadas para emergências. Ora, acreditamos que uma implementação similar seja adaptada e desenvolvida pela própria Google.

Em todo o caso, a Apple foi a primeira a popularizar esta funcionalidade de emergência junto dos seus iPhone. Em seguida, a Huawei implementaria um sistema similar, também reservado para emergências, presente nos seus smartphones topo de gama como os Mate 60.

Por outro lado, fabricantes como a Samsung já fizeram saber que a próxima gama de smartphones de topo - os Galaxy S24 - devem integrar esta mesma função. Isto caso a Qualcomm consiga entregar a tempo os chips necessários para tal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.