Google alegadamente espiou apps rivais para recolher dados

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o The Information, a Google tem o hábito de recolher e estudar dados de aplicações rivais para melhorar as suas próprias. Os dados, cuja cedência são consentidos pelo utilizador, ficam numa base de dados específica para ser estudada apenas pela Google.

O acesso a esta informação é extremamente importante, pois permite à Google perceber as aplicações que correm no Android de forma profunda. Uma das apps mencionadas foi o TikTok, cujos dados no Android estão a ser estudados pela Google para perceber se vale a pena lançar uma app rival no mercado indiano, onde o TikTok é bastante popular.

Quem diz TikTok diz também o Facebook e o Instagram. Em teoria, com esta recolha de dados, a Google tem um olho em toda a sua concorrência e uma grande vantagem no que toca a antecipar e superar a mesma. Por exemplo, a app de teclado Gboard pode recolher dados de apps de terceiros.

A mesma situação com o YouTube Music. A Google pode recolher dados do Spotify ou Deezer para perceber como melhorar a sua app e tentar superar a concorrência. Parece tudo muito bonito mas não nos podemos esquecer que a Google cria apps dentro do próprio sistema operativo.

Mais uma prática anti concorrência?

Não tardará até a Google ser culpada de monopólio e de práticas anti-concorrência. Na verdade, na Europa, a Google está constantemente a receber acusações e alegações do género, algumas até resultando em multas pesadas.

Como detentora do sistema operativo Android, a Google tem o direito de monitorizar o comportamento das apps no seu sistema operativo. Contudo, será ético utilizar esses dados para favorecer as suas apps? Diz-nos a tua opinião nos comentários.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple pode abandonar a China no fabrico de iPhones!
  • Mensagens Google recebe 5 novidades que tens de conhecer
  • Facebook Messenger no iPhone está mais seguro com esta novidade. Android vai ter de esperar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.