A apreensão dos fãs do Android acerca do lançamento da versão final do Android 14 veio a revelar-se fundamentada. Ao que tudo indica, a Google adiou o lançamento do seu novo sistema operativo para o início de outubro.
Se em 2022 assistimos ao lançamento do Android 13 a meados de agosto, este ano teremos de aguardar mais umas semanas para o lançamento do seu sucessor. Segundo a nova tese, o tão aguardado lançamento irá acontecer no dia 4 de outubro.
Versão final e estável do Android 14 pode chegar apenas a 4 de outubro
Quem avança com esta notícia é Mishaal Rahman, uma das fontes mais credíveis quando o tema é Android. Através das suas fontes, este descobriu que a Google adiou o lançamento do Android 14 à última hora.
As razões que ditam este adiamento não são conhecidas e provavelmente nunca serão. No entanto, falar em adiamento é dúbio, já que a Google nunca avançou com uma data para a disponibilização do Android 14.
Ainda assim, a crença generalizada - incluindo das marcas - apontava para um lançamento a 5 de setembro. Escusado será dizer que tal não se veio a confirmar, o que poderá inclusivamente estragar os planos das OEM´s.
Se a data 4 de outubro soa-te familiar, isso tem que ver com a apresentação dos Pixel 8. Será precisamente nesse dia que a Google irá revelar os seus novos smartphones e essa será a ocasião perfeita para a disponibilização do Android 14.
Obviamente que esse lançamento não se sentirá de imediato junto daqueles que usam um smartphone não Pixel. Apenas os equipamentos da Google receberão o Android 14 logo nesse dia, ao passo que os restantes terão de aguardar pelo calendário da sua marca.
Por falar em marcas, muitas poderão ver os seus planos arruinados com este adiamento no lançamento do Android 14. Especialmente a OnePlus já havia anunciado o lançamento da OxygenOS 14 para dia 25 de setembro.
Caso o Android 14 só seja efetivamente disponibilizado em outubro, será impossível para a marca chinesa cumprir com esse calendário. Para já, no entanto, mantém-se a promessa para o lançamento da nova OxygenOS nos finais de setembro.
O adiamento no lançamento do Android 14 não é necessariamente uma má notícia. Isso pode indicar que o sistema operativo ainda não está no ponto ideal para chegar aos utilizadores e a Google preferirá limar todas as arestas ao invés de lançar um software inacabado e repleto de bugs.
Editores 4gnews recomendam: