GOODRAM lança módulos de memória DDR5 na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A marca polaca GOODRAM, único fabricante de módulos de memória RAM na Europa, lançou hoje os seus primeiros módulos de memória DDR5. Os componentes foram concebidos especificamente para os utilizadores da mais recente geração de plataformas que procuram mais velocidade e desempenho nos respetivos computadores.

Para além disso, a GOODRAM anunciou também que em breve irá introduzir módulos de memória DDR5 com iluminação RGB através da sua submarca de gaming IRDM. Ou seja, temos boas notícias para quem quer montar um novo PC para trabalho, bem como para jogo ou gaming.

Novos componentes apostam na tecnologia DDR5 para os módulos de RAM

memória RAM GOODRAM

Assim sendo, os utilizadores que quiserem equipar os seus computadores com os mais recentes módulos de memória da GOODRAM podem escolher entre duas versões.

A saber, temos as versões U-DIMM e SO-DIMM, com frequências de 4800 e 5200 MHz e latências de CL40 e CL42 respetivamente, ambas com 16 GB de capacidade por módulo.

GOODRAM

Tal como aponta a própria marca, a memória DDR5 representa um enorme salto tecnológico comparada com gerações passadas. O resultado é um desempenho sem precedentes.

Para além disso, os utilizadores de plataformas que suportam esta nova memória irão certamente sentir a diferença. Aqui a memória DDR5 tem 50% mais largura de banda do que a quarta geração e duplica o número de bancos, refere também a GOODRAM.

Salto significativo de desempenho com a memória DDR5

GOODRAM

A estabilidade a uma velocidade tão alta é garantida pelo PMIC (circuito integrado de gestão de energia). Os novos módulos oferecem velocidades e eficiência incríveis, com estabilidade e consumo energético, frisa ainda a fabricante polaca.

"A memória DDR5 consome até 30% menos energia do que a DDR4. Ora, isto é uma grande vantagem, especialmente para utilizadores de portáteis que dão especial importância à autonomia" disse Wiesław Wilk, presidente da Wilk Elektronik, empresa-mãe da GOODRAM.

Memória DDR5 consome até 30% menos de energia, garante a GOODRAM

GOODRAM

O benefício mais notável da memória DDR5 para os utilizadores é o maior desempenho de sistema. Navegar na Internet com um grande número de separadores abertos ou alternar entre várias aplicações sem as fechar tornam-se atividades muito mais fáceis de realizar com esta nova geração de memória.

Ademais, para tarefas mais pesadas como edição de ficheiros de vídeo 8K também são aceleradas.

GoodRAM

Em suma, temos a promessa de alto desempenho, baixo consumo energético e estabilidade perfeita. Algo que só é possível alcançar estas características simultaneamente em módulos DDR5 bem implementados.

As tecnologias que possibilitam esta evolução geracional incluem ECC on-die, que elimina erros ao nível do bit no módulo para a maior fiabilidade possível. Isto além do PMIC, que permite afinar cada módulo em termos de gestão de energia.

Tem também um hub SPD com sensor de temperatura integrado, que comunica através da interface I3C e expande a funcionalidade de configuração, overclocking e perfis XMP/EXPO do circuito integrado SPD das gerações passadas.

Preço e disponibilidade da nova memória da GOODRAM

Os novos módulos de memória DDR5 da GOODRAM estarão disponíveis em Portugal brevemente, com preços a anunciar.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.