Gmail foi invadido? Google desmente alerta de “grave problema de segurança”

Empresa desmente alegações; confusão surgiu devido a um ataque cibernético anterior à Salesforce.

Gmail invadido?
Imagem: Edição da imagem de Solen Feyissa/ Unsplash)

Não, o teu e-mail não foi invadido por hackers. Nos últimos dias surgiram relatos de que o Google estaria a alertar os utilizadores para um “grave problema de segurança” no Gmail. Mas a empresa desmentiu estas afirmações, garantindo que são falsas e que nunca emitiu tal aviso.

“Queremos garantir aos nossos utilizadores que as proteções do Gmail são fortes e eficazes. Recentemente, surgiram diversas alegações imprecisas de que emitimos um amplo aviso a todos os utilizadores do Gmail sobre um suposto grave problema de segurança. Isto é totalmente falso.”

Google, em comunicado

Ainda não se sabe ao certo a origem destas alegações. O que é certo é que, na segunda-feira (1), algumas publicações afirmaram que a companhia tinha enviado um alerta de emergência a cerca de 2,5 mil milhões de utilizadores, alegadamente alvo de uma campanha de phishing.

Para refrescar a memória, o phishing é um tipo de golpe em que criminosos enviam mensagens com links para páginas falsas de empresas conhecidas, com o objetivo de roubar dados pessoais dos utilizadores.

Porque surgiu esta confusão?

A confusão em torno do alegado alerta do Google terá resultado de uma má interpretação de alguns sites sobre um incidente que realmente aconteceu e que foi relatado pela empresa no início de julho. Na altura, o Google alertou para um ataque cibernético do grupo de hackers ShinyHunters, que conseguiu infiltrar um malware na base de dados da Salesforce — empresa conhecida pelas suas soluções de tecnologia para atendimento ao cliente e marketing.

Com esse ataque, os invasores obtiveram informações de contacto comercial da Salesforce, o que abriu portas a tentativas de phishing e também de vishing (fraudes realizadas através de chamadas telefónicas).

A 8 de agosto, o Google comunicou que tinha terminado o envio de notificações aos utilizadores que foram realmente afetados por este incidente.

É provável que alguns desses avisos tenham voltado a circular depois de publicações online interpretarem de forma errada que o problema afetava todos os utilizadores do Gmail.

Medidas de proteção recomendadas

Para os clientes que foram de facto afetados pela fuga de dados, a empresa recomendou medidas adicionais de segurança, como a utilização de chaves de acesso — uma alternativa ao login tradicional, que permite entrar na conta através de impressão digital, reconhecimento facial ou bloqueio de ecrã.

Além disso, o Google disponibilizou uma página de suporte com todas as orientações sobre como te podes proteger de ataques de phishing.

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 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.
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