O interesse da Google nas ferramentas e plataformas de Inteligência Artificial não é novo. Porém, com o recente boom de popularidade destas soluções, a tecnológica norte-americana já havia dado a conhecer o seu rival do ChatGPT, o Bard AI na sua 1.ª versão.
Entretanto, porém, a tecnológica continuou a aperfeiçoar esta solução automatizada que poderá, muito em breve, ajudar-nos a escrever as missivas em linha. Por outras palavras, poderá ajudar-nos a escrever os emails online se assim o entendermos.
Automatização plena do Gmail está cada vez mais perto com esta IA
Após termos dado conhecimento da sua gradual integração no Workspace da empresa, em serviços e apps como a Drive, Docs, Sheets, Slides, entre outras, temos agora novidades a chegar primeiramente ao Gmail. Com efeito, será o serviço de correio eletrónico da Google uma das primeiras plataformas a disponibilizar globalmente tal possibilidade aos seus utilizadores.
O anúncio foi agora avançado pela vice-presidente do Google Workspace, Johanna Voolich Wright. O utilizador poderá, em breve, dar liberdade criativa ao chatbot de IA para responder de modo automático aos emails com base em critérios que nós escolhemos.
Em seguida podemos observar o seu funcionamento em traços gerais. O utilizador terá algumas predefinições para que a Bard AI, ou seja, a sua alternativa ao ChatGPT escreva a resposta. Note-se a disponibilidade de vários tons de comunicação.
Mais formal ou mais direto e pessoal? O teor da resposta será definido pelo utilizador
Consoante o tipo de input a definir pelo utilizador, a inteligência artificial adequará o texto para ir ao encontro das nossas necessidades. A partir daí, o texto será gerado com base nestas regras predefinidas pelo utilizador do Gmail.
O melhor de tudo? A Inteligência artificial será capaz de rever todo o texto, corrigir a ortografia e sintaxe quando sentir necessário. De igual modo, o automatismo também poderá criar súmulas breves, ou seja, resumir grandes textos em pontos de breve e rápida compreensão antes de enviar o email.
Para já, contudo, o ChatGPT aplicado ao Gmail está em testes privados. Isto é, só alguns utilizadores norte-americanos poderão tirar partido das novas funcionalidades durante a primeira fase de teste já durante este mês de março.
Do Gmail ao Google Docs, a IA marcará presença em todo o Workspace
Em simultâneo, a Google está também a planear a introdução de um mecanismo de geração automática de imagens, sons e vídeos para ilustrar uma determinada premissa. Esta capacidade marcará presença no Google Slides, permitindo-nos assim gerar artificialmente imagens e outros conteúdos com recurso à IA.
Note-se que também temos uma função similar no Microsoft Designer que, por sua vez, é alimentado pelo DALL-E da OpenAI. Aliás, também temos uma função similar no Canva, aí alimentado pelo Stable Diffusion.
Dito isto, vemos agora que toda a equipa da Google trabalha no sentido de dotar os seus serviços de apps de inteligência artificial, capitalizando com o boom de popularidade do tema.
Ferramentas de IA marcarão presença em todos os serviços do Google Workspace
A propósito, recordamos que o chatbot da Google foi anunciado pela empresa no início do último mês na sua primeira versão.
Prometendo assim uma integração gradual e faseada das capacidades do ChatGPT nos seus serviços, veremos a Bard AI a receber cada vez mais atenção por parte da empresa.
Por fim, contamos com uma Google I/O 2023 pautada pelos avanços na inteligência artificial e respetivas aplicações práticas. Note-se que o certame tecnológico já tem data marca, o próximo dia 10 de maio de 2023.
Editores 4gnews recomendam: