A Google tem procedido a diversas alterações na forma como gere os seus serviços e respetivos planos de subscrição ou assinatura (mensal e/ou anual). Tome-se, por exemplo, o serviço Google Fotos que deixou de ter armazenamento ilimitado gratuito a 1 de junho.
Por outro lado, a tecnológica norte-americana passa a disponibilizar outro serviço de forma gratuita para todos os utilizadores que tenham conta Google. A mais de três mil milhões de potenciais utilizadores chega o acesso grátis ao Google Workspace e Chat.
Segundo avança a publicação TheVerge, esta oferta vem contrabalançar o término do armazenamento gratuito e ilimitado no Google Fotos. A todos os que tenham uma conta Google e usem o Gmail (serviço de correio eletrónico), há agora novos serviços grátis.
Mais concretamente, poderão tirar partido das ferramentas incluídas na Google Workspace, bem como do serviço Google Chat. O utilizador terá uma nova secção, mais organizada, para poder usar os Docs, Chat e Gmail. Em primeiro lugar, o utilizador já pode usar o Google Chat no Gmail, tal como aponta a própria empresa na página de apoio.
Ao ativar o Chat, passa a ser possível a todos os utilizadores tirar partido das mensagens diretas e salas de conversação. Mais ainda, a tecnológica emprega uma nova terminologia, apelidando a função de “evolution of Rooms in Google Chat to Spaces.”
A Google transformou o Chat Room num Space
Essencialmente, os Spaces da Google são uma alternativa ao Slack, a ferramenta de comunicação institucional. Trata-se de um recurso criado para o ambiente laboral, tendo agora novas funções como as threads, novos emojis e reações, papéis e cargos que podem ser atribuídos aos utilizadores como, por exemplo, o de moderadores.
Podemos classificar o Spaces da Google como uma ferramenta mais profissional que os grupos de Discord, mas mais informal que o serviço prestado pelo Slack, por exemplo. É um serviço algo confuso, mas passa agora a ser também ele gratuito.
A tecnológica promete ainda mais novidades e uma nova interface simples de usar a chegar ao Spaces durante o verão.
Acesso grátis às ferramentas de produtividade da Google Workspace
Sintetizando, teremos acesso a mais funções para os serviços Drive, Meet, Docs e Sheets, tudo a partir de uma plataforma mais unificada e de simples utilização.
Até ao momento este leque de ferramentas de trabalho estava incluído apenas na versão paga do G Suite. Aí encontramos uma plataforma moderna e simples de usar que nos dá acesso rápido ao Gmail, Docs, Google Chat e mais serviços num só local.
Mais não é que um atalho, um local onde podemos encontrar as ligações de acesso rápido aos serviços supracitados, mas pode ser uma ferramenta de grande utilidade.
Para o utilizador comum, o Workspace permite trabalhar facilmente em documentos, folhas de cálculo e apresentações nos seus dispositivos, com ou sem Internet.
De igual modo, também permite trabalhar num único documento com colegas de equipa ou pessoas externas à empresa. Podemos aí ver as edições à medida que os outros utilizadores escrevem, comunicar através do chat incorporado, entre outras possibilidades.
O armazenamento é feito na nuvem, podendo o seu conteúdo ser acedido através do computador, smartphone, tablet, entre outros dispositivos móveis.
A Google continuará a reforçar o Workspaces para competir com a Microsoft
Temos, por fim, um novo plano de preços a ser introduzido no serviço com mais ferramentas a serem adicionadas ao Workspace. O novo plano de subscrição foi primeiramente introduzido nos Estados Unidos da América por 9,99 $ por mês.
Em Portugal o Google Workspace dispõe de planos com preços a partir de 4,68 € por utilizador por mês para a edição Business Starter.
O valor sobe para 9,36 € por utilizador por mês para a edição Business Standard e 15,60 € por utilizador por mês para a edição Business Plus.
Em síntese, após 2020 nos confrontar com uma transição abrupta para um ambiente de trabalho remoto, tendência que continuaria a crescer durante 2021, mostrando as suas mais-valias. Assim, é com naturalidade que vemos a Google a reforçar o seu Workspace.
Aliás, é uma jogada estratégia para cativar novos utilizadores e fazer com que os atuais explorem mais as suas ferramentas existentes.
Vemos também que a sua intenção passa cada vez mais por ser afirmar perante a Microsoft, líder neste setor.
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