Xiaomi tem novo smartphone dobrável a caminho. Eis quando chega!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Mi Mix Fold da Xiaomi foi apresentado em março de 2021 como um dos mais avançados smartphones alguma vez concebidos pela fabricante chinesa. O seu primeiro dobrável, contudo, pode ser substituído ainda este ano com a nova iteração já a ser preparada.

As informações são agora avançadas pelo leaker DigitalChatStation, através da rede social chinesa Weibo, sendo uma fonte com ótimo histórico de fiabilidade. De acordo com o seu relato, o próximo smartphone dobrável manterá o processador Snapdragon 888.

Há um novo smartphone dobrável a ser preparado pela Xiaomi

Ainda de acordo com esta fonte, as principais melhorias estarão presentes no mecanismo de dobra, o sistema de engrenagens que compõe a complicada dobradiça no Mi MIX Fold. Há, contudo, um vasto leque de especificações técnicas também já divulgadas.

Manter-se-á o processador Snapdragon 888, até à data o mais poderoso chip disponível para dispositivos móveis Android. No entanto, o sucessor deste processador deve ser anunciado nos últimos dias de dezembro, no evento anual da Qualcomm.

O leaker aponta ainda a presença de uma bateria de 5 000 mAh de capacidade, bem como uma câmara principal de 108 MP. Estas são algumas das caraterísticas técnicas já apontadas pela fonte em questão, costumando ser bastante acertadas.

A câmara principal de 108 MP deve manter a "lente líquida" capaz de assumir duas distâncias focais ao ser eletricamente estimulada.

O smartphone dobrável chegará no último trimestre de 2021

Aponta-se ainda que toda a estrutura interna do novo Mi MIX Fold já estará a ser testada pela fabricante em fase de protótipo. De acordo com a mesma fonte, o telefone manterá o eixo de dobragem do produto atual, tal como os Samsung Galaxy Fold.

O telemóvel (inteligente) terá assim dois ecrãs, o grande interior com uma taxa de atualização elevada - até 120 Hz - será fabricado pela Samsung. Já o ecrã exterior, de menores dimensões, terá uma taxa de atualização de 90 Hz, sendo fabricado pela Visionox.

Estas são as informações avançadas até ao momento relativamente ao próximo smartphone dobrável da Xiaomi. O mesmo pode ser apresentado durante o quarto trimestre de 2021, com a chegada aos mercados a ocorrer, por norma, pouco depois.

Procura-se uma dobradiça mais durável para o novo Mi MIX Fold

Há, contudo, ainda muito por descobrir sobre o próximo dobrável Xiaomi. Note-se ainda que, apesar de ser uma prova incrível de engenharia, resta saber como têm sido as vendas do atual Mi MIX Fold, tendo um produto que ser rentável e não só, impressionante.

O principal vetor de inovação será a reformulação do sistema de dobradiça, devendo ser mais simples e durável face à primeira geração do produto. Os detalhes da nova implementação não são ainda conhecidos.

Será o próximo smartphone premium da Xiaomi

Recordamos também que o atual Mi MIX Fold é um exclusivo do seu mercado natal, a China. Apesar de vermos algumas unidades na Europa, as mesmas foram distribuídas pelas plataformas de venda online, sobretudo para efeitos de publicidade.

A questão de base é, assim, simples. Estará o público pronto e desejoso de um novo dobrável topo de gama? Ou, poderá a Xiaomi entregar-nos o primeiro dobrável custo-benefício a chegar ao mercado?

Infelizmente, esta última hipótese é considerada muito remota tendo em conta os custos envolvidos nesta (ainda novo) padrão. Isto é, continua a ser caro desenvolver e produzir um smartphone dobrável, pelo que não contamos com um produto económico.

Mais ainda, a Xiaomi tem dado claros sinais de interesse no segmento premium, querendo também libertar-se da conotação com o segmento de smartphones baratos. Em síntese, contem com um novo artigo de luxo.

Por fim, a título de curiosidade, vê todas as novidades da primeira geração, com todos os detalhes do smartphone Mi MIX Fold.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung reservará o trunfo dos iPhone 13 Pro para o Galaxy S22 Ultra
  • 20 apps e jogos bons demais para serem gratuitos na Google Play Store
  • Atenção Xiaomi! Esta é a estratégia da Realme para a Europa
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.