
A Google está a reforçar a sua política de eliminação de contas Gmail que não estejam ativas. A medida já tinha sido anunciada em 2023 e agora continua a ser aplicada a milhões de utilizadores em todo o mundo.
Segundo os e-mails enviados recentemente pela empresa, contas que não são usadas há dois ou mais anos estão a ser apagadas de forma permanente. A mensagem enviada pela Google é clara:
A sua conta Google XXXX@gmail.com não foi utilizada durante um período de 2 anos. Já não pode fazer login nesta conta. Esta conta, a sua atividade e os seus dados não são recuperáveis"
Google dá uma última hipótese
Para além de deixares de ter acesso ao Gmail, importa também explicar que todos os dados que estão associados à conta também são eliminados. Nomeadamente documentos no Google Drive, registos no Google Fotos, eventos do Google Calendar e até vídeos no YouTube.
Porém, convém ter em atenção que antes de receberes esta mensagem definitiva, a Google envia-te uma outra – meses antes e tanto para a conta que irá ser apagada como para a conta associada (principal) – a dar-te uma última hipótese de não perderes a conta. Assim sendo, se tens alguma conta Gmail nestas condições, irás previamente receber uma e-mail a dizer o seguinte:
"A sua Conta Google ainda pode ser recuperada. Para verificar se pode restaurar o acesso a esta conta, visite a nossa página de recuperação de conta imediatamente". Depois, cabe-te a ti decidir o que fazer.
No meu caso, como era uma conta à qual não lhe dava qualquer uso, decidi não fazer nada para a recuperar. Como tal, acabei de receber a mensagem de cima (a primeira), de que já não havia nada a fazer.
Qual a razão para apagar contas?
Conforme explica a Google, trata-se de uma medida de segurança digital. Isto porque as contas inativas são mais prováveis de serem alvos de ataque e de ficarem facilmente comprometidas já que têm palavras-passe "antigas ou reutilizadas", muitas vezes sem autenticação de dois fatores ativada, o que as torna mais vulneráveis.
A nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de terem a verificação em dois passos configurada. Ou seja, estas contas são muitas vezes vulneráveis e, uma vez comprometida, pode ser utilizada para qualquer coisa, desde o roubo de identidade até como vetor de conteúdo indesejado ou até malicioso, como o spam", explica a Google no mesmo comunicado.
Para manter uma conta ativa, só tens de fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos. A Google esclarece que ações simples, como ler um email, ver um vídeo no YouTube ou usar o Google Drive, são suficientes impedir que a tua conta seja entre no 'radar' de contas inativas.