A entidade Better Business Bureau lançou um alerta público para um novo esquema fraudulento em crescimento. Ela designa esta nova ameaça como Ghost Tapping já que a mesma está relacionada com pagamentos contactless.
Por outras palavras, esta é uma nova ameaça que visa cartões de crédito e débito com pagamento contactless, carteiras digitais ou apps como o PayPal no teu smartphone. Portanto, se usas alguma destas tecnologias, é importante que conheças este fenómeno para te protegeres.
Como funciona o Ghost Tapping
Para perceber melhor como funciona este esquema, é importante falar como este tipo de pagamentos são feitos. Os pagamentos por toque com o smartphone, smartwatch ou cartão de crédito utilizam a tecnologia NFC para enviar informação entre dois dispositivos fisicamente próximos.
Imagina que estás numa loja qualquer e queres pagar a tua conta com o sistema contactless do teu cartão de débito. Ao aproximares o cartão do terminal de pagamento, o teu cartão envia para o terminal a informação necessária para a transação monetária em causa, num processo simples e cómodo.
Contudo, a simplicidade por vezes acarreta alguns riscos e é precisamente isso que os "ladrões" tentam aproveitar. No Ghost Tapping, estes tentam tirar vantagem de locais lotados para se aproximarem das vítimas.
Uma das práticas mais comuns no Ghost Tapping envolve colocar perto de ti um leitor de cartões que consiga recolher os dados do teu cartão de crédito. Há ainda as fraudes onde os meliantes afirmam estar a recolher donativos ou vender produtos para fins de caridade, mas apenas aceitam pagamentos / donativos via contactless.
Em ambos os casos, é ainda passado um sentimento de urgência no processo ou uma tentativa de esconder o nome da entidade para onde serão transferidos os fundos. Tudo porque a verdadeira intenção é "roubar" dinheiro às vítimas ou os dados dos seus cartões / serviços.
O que deves fazer para evitar cair neste esquema
A Better Business Bureau deixa alguns conselhos para evitar ser lesado pelo Ghost Tapping. Em primeiro lugar, ela aconselha o uso consciente deste tipo de pagamentos, evitando, sempre que possível, fazê-lo em locais muito lotados e mantendo sempre uma distância de segurança para terceiros.
Outro conselho valioso é definir limites para os teus pagamentos contactless. Deves ainda definir alertas para transações, pois assim saberás todos os movimentos das tuas contas, sendo mais fácil ficar a par de transações indevidas.
Fica ainda o conselho para colocares os teus cartões de crédito e débito em carteiras protetoras de radiofrequências quando não os usas. Deste modo, garantes que ninguém consegue clonar ou recolher informações dos teus cartões.
