Geekbench baniu vários topos de gama da Samsung por manipulação de desempenho

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Tal como já noticiamos anteriormente, a Samsung está a limitar o desempenho de mais de 10 mil aplicações nos seus smartphones. A própria sul-coreana já confirmou essa prática prometendo, no entanto, uma resolução para breve.

Ainda que a empresa tenha admitido a manipulação de desempenho, a Geekbench não ficou convencida com os esclarecimentos da sul-coreana. Em resultado, esta plataforma decidiu banir da sua base de dados quatro linhas de topos de gama da Samsung.

Samsung Galaxy S10, S20, S21 e S22 banidos da Geekbench

A decisão tomada pela Geekbench remove da sua base de dados as últimas quatro gerações de topos de gama da Samsung. Isto significa que não encontrarás resultados de desempenho destes equipamentos nesta plataforma de benchmark.

Para a Geekbench, esta prática da Samsung representa uma manipulação de benchmarks, por isso, aplicou uma dura sanção aos equipamentos mencionados. Vai mais longe e justifica este entendimento pelo facto de apps como a Geekbench ou 3DMark não constarem da lista de aplicações com restrições.

O banimento recai sobre as linhas Galaxy S10, Galaxy S20, Galaxy S21 e Galaxy S22 por serem os modelos onde foi detetada esta manipulação de desempenho. A Samsung fê-lo com recurso ao serviço Game Optimizing Service.

Este serviço deveria manipular apenas o desempenho de aplicações gaming para prevenir casos de sobreaquecimento. Contudo, verificou-se que o GOS manipula também aplicações fora desse nicho, como o Facebook, TikTok, Microsoft Office e outras aplicações de utilidade geral.

Perante o sucedido, a Samsung afirmou que daria ao utilizador poder de decisão sobre as aplicações a serem alvo desta manipulação de desempenho. Uma promessa que não demoveu a Geekbench desta radical medida.

Importa notar que esta decisão não é inédita da parte desta plataforma de benchmarks. No ano passado, a Geekbench baniu os OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro da sua plataforma também por manipulação dos resultados de desempenho destes equipamentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung confirma limitações no desempenho de apps nos Galaxy S22
  • Samsung apresenta Galaxy A23 e A13: baratos, mas a que preço?
  • Samsung Galaxy A53 terá um pormenor que o destacará de todos os gama média
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.