Galaxy Tab S2 já foi apresentado e chegará em Agosto

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 3 min.

Ontem vimos vários renders dos próximos tablets da Samsung aparecerem na internet e, claro, suspeitou-se logo que o lançamento dos mesmos tivesse para breve mas o "breve" foi mais rápido que o esperado pois os tablets foram lançados um pouco mais tarde no mesmo dia. O Samsung Galaxy Tab S2 foi lançando oficialmente ontem e, como se suspeitava, vai ter duas versões: uma versão com um ecrã de 8.0 polegadas e outra com um ecrã de 9.7 polegadas.

A gama Galaxy Tab S2 vem substituir a gama Tab S que foi lançada praticamente nesta mesma altura do ano passado. Os tablets Tab S eram o melhor nesta categoria que Samsung tinha para oferecer e estavam equipados com excelentes ecrãs AMOLED e a performance era consistente graças às capacidades do processador Exynos 5 desenvolvido pela própria Samsung. A gama Tab S2 segue o mesmo pensamento da Tab S sendo a maior diferença entre as duas gamas o aspect ratio do ecrã que passa a ser 4:3 em ambas versões que "por acaso" é o mesmo aspect ratio usado pela Apple nos seus iPads e outra "coincidência" é que Tab S2 também vem com ecrã 9.7" exatamente igual ao tamanho do ecrã do Apple iPad Air 2, dito isto concluímos quase intuitivamente que produto é que a Samsung está a tentar atingir com a atualização da linha Tab S.

Relativamente às especificações do Tab S2, são iguais nas duas versões, excepto no tamanho do ecrã, e incluem um processador octa-core Exynos 7, um ecrã Super AMOLED com resolução de 2048 x 1536, 3GB de RAM e vai ter opções de 32 ou 64GB de memória interna com a possibilidade de expansão por cartão de memória até 128GB adicionais, o que é sempre excelente ter num tablet que pode servir muitas vezes para consumir media. O Tab S2 também suporta um sensor de impressões digitais no botão Home igual àquele encontrado no Galaxy S6 e tem câmaras frontal e traseira com 2.1MP e 8MP respetivamente sendo o flash a única coisa em falta na parte de trás do dispositivo.

As baterias também diferenciariam da versão de 8" para a versão de 9.7" sendo a bateria desta última versão relativamente maior com 5870mAh comparando com os 4000mAh da versão de 8" o que se torna numa diferença significativa pois influencia a duração da bateria o que, num tablet, é uma característica determinante. Ambos os Tab S2 são extremamente leves e finos contrastando com o aspeto exterior dos mesmos que pelas imagens não parece ser nada atrativo. A versão de 8" do Tab S2 pesa 265 gramas enquanto a versão de 9.7" pesa 389 gramas e ambas têm 5.6mm de espessura. A qualidade de construção tem sido algo que a Samsung tem melhorado bastante nos vários dispositivos que tem lançado nestes últimos meses e o uso de metal na construção deste tablet pode realmente compensar pela estética desagradável.

Uma das característica deste tablet que pode tirar proveito do aspeto e tamanho do ecrã é o multitasking que torna-se mais simples e prático com a ajuda do software da Samsung que vem incorporado no sistema Android 5.0. O TouchWiz, sistema operativo da Samsung que "está por cima" do Andorid, está melhor do que nunca e as funcionalidades são várias, por exemplo, o TouchWiz possibilita o funcionamento de duas aplicações no ecrã ao mesmo tempo juntamente com várias aplicações abertas em janelas pop-up o que leva o multitasking em tablets para um outro nível.

O Tab S2 chegará às lojas no próximo mês de Agosto e contará também com uma versão de 4G LTE e Wi-Fi e outra de Wi-Fi apenas e ainda não existem suspeitas relativas aos preços das várias versões.

Talvez querias ver:

  • Estas são as expectativas... O que esperar do OnePlus 2 ?
  • Fnac espanhola revela todas as especificações do Moto G 2015 (3ºgen) na sua loja online
  • Novos "renders" do Samsung Galaxy Note 5 com vidro 2.5D em vídeo
  • Samsung Galaxy Note 5 poderá ter Stylus auto-ejectável segundo estes novos renders
  • Samsung Galaxy S6 Edge Plus (Sample) ao lado de Note 4, quais as diferenças?