samsung_logo_genericdevice4-580-75

Ontem vimos vários renders dos próximos tablets da Samsung aparecerem na internet e, claro, suspeitou-se logo que o lançamento dos mesmos tivesse para breve mas o “breve” foi mais rápido que o esperado pois os tablets foram lançados um pouco mais tarde no mesmo dia. O Samsung Galaxy Tab S2 foi lançando oficialmente ontem e, como se suspeitava, vai ter duas versões: uma versão com um ecrã de 8.0 polegadas e outra com um ecrã de 9.7 polegadas.

A gama Galaxy Tab S2 vem substituir a gama Tab S que foi lançada praticamente nesta mesma altura do ano passado. Os tablets Tab S eram o melhor nesta categoria que Samsung tinha para oferecer e estavam equipados com excelentes ecrãs AMOLED e a performance era consistente graças às capacidades do processador Exynos 5 desenvolvido pela própria Samsung. A gama Tab S2 segue o mesmo pensamento da Tab S sendo a maior diferença entre as duas gamas o aspect ratio do ecrã que passa a ser 4:3 em ambas versões que “por acaso” é o mesmo aspect ratio usado pela Apple nos seus iPads e outra “coincidência” é que Tab S2 também vem com ecrã 9.7″ exatamente igual ao tamanho do ecrã do Apple iPad Air 2, dito isto concluímos quase intuitivamente que produto é que a Samsung está a tentar atingir com a atualização da linha Tab S.

   

Relativamente às especificações do Tab S2, são iguais nas duas versões, excepto no tamanho do ecrã, e incluem um processador octa-core Exynos 7, um ecrã Super AMOLED com resolução de 2048 x 1536, 3GB de RAM e vai ter opções de 32 ou 64GB de memória interna com a possibilidade de expansão por cartão de memória até 128GB adicionais, o que é sempre excelente ter num tablet que pode servir muitas vezes para consumir media. O Tab S2 também suporta um sensor de impressões digitais no botão Home igual àquele encontrado no Galaxy S6 e tem câmaras frontal e traseira com 2.1MP e 8MP respetivamente sendo o flash a única coisa em falta na parte de trás do dispositivo.

As baterias também diferenciariam da versão de 8″ para a versão de 9.7″ sendo a bateria desta última versão relativamente maior com 5870mAh comparando com os 4000mAh da versão de 8″ o que se torna numa diferença significativa pois influencia a duração da bateria o que, num tablet, é uma característica determinante. Ambos os Tab S2 são extremamente leves e finos contrastando com o aspeto exterior dos mesmos que pelas imagens não parece ser nada atrativo. A versão de 8″ do Tab S2 pesa 265 gramas enquanto a versão de 9.7″ pesa 389 gramas e ambas têm 5.6mm de espessura. A qualidade de construção tem sido algo que a Samsung tem melhorado bastante nos vários dispositivos que tem lançado nestes últimos meses e o uso de metal na construção deste tablet pode realmente compensar pela estética desagradável.

Tab S2 specs Tab S2 specs (2)

Uma das característica deste tablet que pode tirar proveito do aspeto e tamanho do ecrã é o multitasking que torna-se mais simples e prático com a ajuda do software da Samsung que vem incorporado no sistema Android 5.0. O TouchWiz, sistema operativo da Samsung que “está por cima” do Andorid, está melhor do que nunca e as funcionalidades são várias, por exemplo, o TouchWiz possibilita o funcionamento de duas aplicações no ecrã ao mesmo tempo juntamente com várias aplicações abertas em janelas pop-up o que leva o multitasking em tablets para um outro nível.

O Tab S2 chegará às lojas no próximo mês de Agosto e contará também com uma versão de 4G LTE e Wi-Fi e outra de Wi-Fi apenas e ainda não existem suspeitas relativas aos preços das várias versões.

Talvez querias ver: