A Samsung está numa “onda” de anúncios. Depois de revelar oficialmente um novo wearable – Galaxy Fit 3 –, a gigante sul-coreana anunciou também que a interface One UI 6.1 e as respetivas funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial, vão chegar a mais dispositivos da marca.
A partir do final de março, vai ser disponibilizada uma nova atualização que traz consigo Galaxy IA para os seguintes equipamentos:
- Galaxy S23, Galaxy S23 FE
- Galaxy Z Fold5
- Galaxy Z Flip5
- Galaxy Tab S9
TM Roh, responsável pela área mobile da empresa, já avançou que o objetivo da Samsung com a tecnologia Galaxy IA é tornar a Inteligência Artificial mais acessível, capacitando os utilizadores com novas funcionalidades.
O mesmo responsável avançou ainda que a empresa sul-coreana tem planos para “levar esta experiência a mais de 100 milhões de utilizadores do Galaxy”, só no ano de 2024.
Novos recursos da One UI 6.1
Os novos recursos da One UI 6.1 baseados em tecnologia IA dividem-se em três áreas: comunicação, produtividade e criatividade.
No primeiro ponto, os utilizadores vão ganhar tradução ao vivo e em tempo real, seja nas chamadas telefónicas, mensagens de texto e até em conversação presencial através do recurso intérprete que divide o ecrã em dois, para fornecer a tradução.
Já na produtividade encontramos o já conhecido recurso circular para pesquisar, assim como também chega a transcrição de reuniões ou entrevistas.
Por sua vez, o assistente de navegação fornece resumos de artigos de notícias para uma atualização de informação mais rápida enquanto o assistente de notas faz resumos rápidos e cria formatos mais simples de todas as anotações.
Por último, a criatividade está diretamente ligada às capacidades fotográficas dos terminais. A edição generativa permite redimensionar e reposicionar objetos ou pessoas em fotos e até apagar.
Com a nova interface chega também um editor de sugestões para melhorar a imagem captada, assim como o recurso de câmara lenta para os vídeos gravados.
A partir do final de março, a nova atualização vai ser disponibilizada, a nível global, de forma gradual.