Futuros Google Pixel podem ter estabilização de imagem em 4D

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google teve uma patente aprovada que sugere uma aposta em novas tecnologias de câmara nos smarphones. A patente envolve tracking 4D com estabilização de imagem ópica.

Com esta patente, a empresa norte-americana tem a intenção de adaptar a estabilização de câmaras com métodos não-tradicionais. Supostamente este novo sistema utiliza dados de luz para estabilizar e prever os movimentos de câmara.

Basicamente esta nova patente possui tecnologia que vai tentar criar um mapa 3D dos pixeis da imagem. Estes mapas são gerados por um conjunto de imagens 2D e dados de deteção de luz para dinamizar o processo de captura.

No futuro, os Google Pixel poderão ter uma estabilização óptica nunca antes vista

Assim sendo, a pergunta óbvia é: será que esta tecnologia chegará para os Pixel 4? Para já não está nada confirmado mas certamente é uma possibilidade.

Os Google Pixel 4 só deverão ser lançados por volta de Outubro então a Google tem ainda uma janela de tempo para implementar este novo sistema de estabilização nos seus smartphones.

É claro que o termo 4D acaba por ser mais marketing do que outra coisa. A tecnologia de estabilização centra-se na criação de mapas tridimensionais criados através da leitura de imagens estáticas e a luz envolvente.

A verdade é que o Google Pixel 3 reuniu uma reputação enorme no departamento fotográfico. Caso os Pixel 4 tenham uma estabilização em vídeo acima da média, poderão ter novamente a distinção.

A patente que a Google registou menciona também um sensor que captura a luz de uma forma melhor. Isto irá ajudar a ter uma melhor reprodução de cores e equilíbrio de brancos.

É certo que a estabilização de vídeo nos smartphones é um calcanhar de Aquiles para alguns modelos. Caso a Google consiga ultrapassar isso, os Pixel 4 poderão usufruir de muito sucesso.

Editores 4gnews recomendam:

  • Câmara MIUI finalmente recebe integração do Google Lens
  • Huawei P30 Pro: Fascina-te com a qualidade do vídeo da câmara
  • Huawei revela imagens do P30 no próprio site!

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.