Funcionalidades de IA do Paint chegam a Portugal. Mas falta a principal

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Os utilizadores do Paint em Portugal tiveram uma agradável surpresa ao abrir a aplicação hoje. A popular plataforma de desenho foi atualizada com as tão aguardadas funcionalidades impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA).

Agora, o adorado Paint permite remover planos de fundo e trabalhar com transparências. Além disso, a aplicação também introduz a funcionalidade de Camadas.

Apenas uma funcionalidade baseada em IA ficou de fora desta atualização para Portugal, e curiosamente, foi a mais aguardada: o Co-Creator, com integração com a IA generativa de imagens DALL-E 3.

Saiba como utilizar as novas funcionalidades do Paint

As novas funcionalidades do Paint fazem parte das melhorias e das atualizações que o Windows 11 está a disponibilizar em outubro. Se a tua versão do Paint não foi atualizada automaticamente, podes verificar se há atualizações disponíveis na Microsoft Store.

Para isso, abre a Microsoft Store, clica em "Biblioteca" no painel vertical à esquerda. Na nova janela, clica em "Obter atualizações". Com a aplicação atualizada, poderás explorar as novas funcionalidades alimentadas por IA do Paint.

Camadas

Paint camadas
Imagem: Divulgação / Microsoft

Assim como outros populares editores de imagens, o Paint agora inclui a funcionalidade de camadas. Ao criar diferentes camadas no teu desenho, podes editar partes específicas da tua obra sem interferir noutras.

A funcionalidade encontra-se disponível à direita do menu superior da aplicação. Ao clicar nela, a aplicação abre uma coluna à direita dedicada à gestão das camadas, com opções para alterar a ordem das camadas, adicionar uma nova camada, ocultar, eliminar, duplicar ou agrupar.

Para abrir uma nova camada, podes clicar no botão de adição (+) ou utilizar o atalho de teclado "Ctrl + Shift + N". Já as outras opções de edição das camadas podem ser acedidas por meio de um clique com o botão direito do rato nesta janela de camadas.

Removedor de plano de fundo

paint remover fundo
Imagem: Divulgação / Microsoft

Houve um tempo em que remover o fundo de uma imagem e deixar apenas um elemento específico era uma tarefa extremamente trabalhosa. Atualmente, existem várias ferramentas online para isso, como as novas funcionalidades de IA do Canva. E agora, o Paint junta-se a essas ferramentas.

De forma gratuita, a aplicação do Paint oferece a funcionalidade de remover o fundo de uma imagem com apenas um clique. Assim como as outras novidades, esta ferramenta produz o resultado desejado rapidamente, graças à utilização da IA.

Caso o utilizador deseje manter um elemento que a IA está a remover juntamente com o fundo, é possível usar a ferramenta de seleção na barra de comandos para realçar uma área específica e, em seguida, clicar no botão para remover o plano de fundo.

Suporte de transparência

Já era possível editar imagens PNG sem fundo no Paint; no entanto, ao guardar o ficheiro, a aplicação costumava guardá-lo com um fundo branco. Agora, a plataforma oferece suporte para imagens com transparência.

Além disso, ao abrir uma imagem nesta nova versão do Paint, ela ficará centrada na aplicação. Isso permite ao utilizador expandir o espaço de desenho para qualquer direção, não apenas para a direita e para baixo.

Ao fazê-lo, o novo espaço aberto será transparente, em vez de branco. O padrão de xadrez que representa a transparência também aparecerá caso apagues uma parte do desenho e não tenhas outra camada por baixo.

Cocriador com DALL-E

paint cocreato
Imagem: Divulgação / Microsoft

O Co-creator do Paint é provavelmente a funcionalidade de IA mais aguardada. No entanto, a recente atualização que chegou a Portugal ainda não incluiu esta ferramenta.

Com este recurso, o Paint irá integrar a IA generativa de imagens DALL-E. Esta tecnologia da OpenAI, que também é responsável pelo chatbot ChatGPT, permite a criação de imagens incríveis a partir de um prompt, que é uma descrição do utilizador sobre o que deseja na obra.

Para aqueles que desejam experimentar o DALL-E, a plataforma já está disponível na versão paga do ChatGPT, o ChatGPT Plus. No entanto, o chatbot Bing Chat já disponibiliza o DALL-E gratuitamente.

Segundo a Microsoft, atualmente, o Co-creator está disponível apenas nas seguintes regiões: Estados Unidos, França, Reino Unido, Austrália, Canadá, Itália e Alemanha. Além disso, a ferramenta ainda suporta apenas o idioma inglês.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.