Fuga de dados expõe mais de 3 mil milhões de passwords e emails

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Em altura de confinamento, muitos utilizadores passam mais tempo em casa. Consequentemente, seja em teletrabalho, a estudar ou simplesmente em momentos de lazer, também aumenta o seu tempo passado online.

Os ataques de piratas informáticos (vulgo, hackers) viu um aumento progressivo desde o início da pandemia. Através da COMB (Compilation of Many Breaches), é revelado que 3,27 mil milhões de dados pessoais (entre emails e palavras-passe) terão sido revelados online.

É importante ter em conta que esta lista descoberta pelo site CyberNews é uma das maiores já divulgadas. No entanto, não contempla nenhum ataque em específico. Ao invés disso, é resultado de uma combinação de várias fugas de informação do passado que foram ficando disponíveis online.

Fuga contempla dados da Netflix, LinkedIn, Exploi.in ou Bitcoin

Esta compilação conta com milhões de credenciais de utilizadores de fugas de informação do passado da Netflix, LinkedIn, Exploi.in ou Bitcoin. Ao que é referido, estes dados estarão arquivados e encriptados de forma a garantir a sua proteção.

É importante realçar que se os teus dados tiverem sido colocados em perigo, existe uma boa probabilidade de já teres sido avisado. Por exemplo, desde 2019 que o Google Chrome alerta quando uma palavra-passe que acabaste de inserir já foi apanhada numa fuga de dados. A Apple também tem nos seus dispositivos um processo semelhante.

O próprio site CyberNews conta com uma plataforma que te permite pesquisar se a tua conta de email já terá sido comprometida. Mesmo que tal não tenha acontecido, é muito importante que sigas várias dicas básicas.

Deves ponderar ter uma password diferente para cada serviço, que não deverão ser associações simples à tua pessoa e fáceis de adivinhar por terceiros. Além disso, deves também alterá-las com frequência, sendo ainda preponderante a autenticação com dois fatores em todos os serviços onde tal for possível.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.