Hoje, ocorre a Superlua azul, um fenómeno que se caracteriza pela sua beleza e que merece ser captado para a posterioridade.
Não precisas de um sensor telefoto profissional para captar este momento especial, mas para usares o smartphone vai precisar de recorrer a alguns truques e nós vamos contar-te tudo.
Bateria a 100%
Quando usas a câmara do smartphone vai usar também a parte eletrónica do terminal que mais drena a bateria. Se fizeres uma sessão fotográfica da Superlua azul durante 30 minutos, a meio do processe podes ficar com a bateria em níveis considerados críticos. Por isso, nada melhor que carregares o terminal na totalidade antes de começares a operação “Superlua azul”.
O melhor local para fotografar
Em primeiro lugar, os especialistas recomendam uma boa visão do horizonte no sentido leste-sudeste. Tudo porque quando a luz surgir no céu, tal como o nascer ou pôr do sol, vai ter uma tonalidade laranja e esta é a melhor altura para a captar.
Passados dez a 15 minutos, adota um tom amarelo que depois passa a cinza. Com estes tons já será difícil obter uma boa imagem com o smartphone. Portanto, antes do pôr do sol encontra uma área ampla com uma boa linha de visão como um parque, uma varanda ou um terraço.
Composição da imagem
Já sabemos que a Superlua será a estrela da noite e da tua fotografia. Mas um céu escuro com a Lua lá longe, não fornece um resultado tão espetacular como seria de esperar.
Pensa na composição da imagem e dá algum contexto a esta Superlua. Fotografa o fenómeno enquadrado entre edifícios, ou a espreitar de uma montanha, na companhia de uma árvore, as possibilidades são muitas. Mas pensa num contexto que dê equilíbrio à imagem e desperte o interesse.
Bloquear o foco
Usa o bloqueio de foco automático. Já sabes que a Superlua tem de estar em destaque, por isso recorre a esta funcionalidade para a Lua para que depois possas concentrar-te na restante composição da imagem.
O atraso do obturador pode ser crucial
Usa o temporizador para teres um atraso de dois segundos no obturador. Este truque simples vai evitar que o smartphone se mova fisicamente enquanto captas o momento.
Também podes utilizador um tripé, se o tiveres, para uma maior estabilidade. Em último caso, tenta pousar o terminal (ou os teus cotovelos) numa superfície plana.
Editores 4gnews recomendam: