ForcePhone: a aplicação que leva o Force Touch a qualquer smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Nos dias que correm começamos já a olhar com uma certa distinção para equipamentos que possuam a tecnologia Force Touch, nos quais se enquadram já equipamentos como o “Currency”: Aplicação para iOS é simples e perfeita para pequenas conversões de moedas

Mas e se este panorama fosse alterado e uma simples aplicação pudesse massificar este tipo de tecnologia? Para responder afirmativamente a esta interrogação, investigadores da Universidade de Michigan desenvolveram o ForcePhone, uma aplicação que leva o Force Touch até qualquer smartphone.

Segundo os próprios desenvolvedores deste projeto, o ForcePhone transformará o teu smartphone numa espécie de sonar, por forma a conseguir distinguir a força que aplicas no mesmo. A aplicação desenvolvida emite sons impercetíveis ao ouvido humano mas que podem ser captados pelo microfone e coluna do teu smartphone, sendo esta a forma como será distinguida a força aplicada. Sim, é uma coisa que faz lembrar uma celebre cena do filme "Batman: The Dark Knight", em que Lucius Fox transforma todos os telemóveis da cidade de Gotham num sonar. Aliás, foi exatamente essa a inspiração dos responsáveis pelo ForcePhone.

Em termos práticos, o ForcePhone vai além dos conhecidos menus de contexto que temos visto nos equipamentos com esta tecnologia. Se apertares a estrutura física do teu smartphone, o ForcePhone irá reconhecer também essa pressão e funcionalidades como uma ligação automática para o 112 passam a ser uma realidade na nossa vida.

Infelizmente esta aplicação ainda não se encontra pronta para distribuição, sendo que uma versão beta será apresentada no próximo mês, numa feira a realizar em Singapura. O potencial do ForcePhone é muito e esperamos agora ansiosamente que a aplicação se torne publica para que a possamos testar.

Talvez queiras ver:

  • Google Photos passará a armazenar fotos e vídeos na sua qualidade original sem limitações
  • 5 Razões que fazem do novo UMi Super uma boa aposta
  • iPhone 7 será mais espesso que o iPhone 6S, mas o que virá extra?
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.