tumbfutballchairman

O Football Chairman, é um jogo de estratégia desenvolvido para os adeptos que sonham em dirigir um clube de futebol. O utilizador cria o seu clube e começa na liga mais baixa. É permitido ao jogador gerir os contratos dos seus jogadores, do seu treinador, as condições de treino e das camadas jovens, e ainda, aumentar a capacidade do seu estádio. Também é da responsabilidade do utilizador gerir as finanças e para tal é possível ao mesmo comprar, através de micro-transações, dinheiro virtual para o clube, sendo considerado no jogo como investimento de um comerciante local, de um magnata Russo ou de um bilionário Arabe, dependendo de quanto o utilizador na realidade está disposto gastar do seu bolso.

   

Importante também é ter em conta a satisfação dos Fãs do clube. Consoante os resultados o treinador poderá ser amado como odiado e o mesmo passa-se com o presidente (o utilizador). No caso do presidente este tem que ter em conta variáveis como compra e venda de jogadores, aposta na formação e até mesmo a contratação ou despedimento do seu treinador.

Ecrã principal Jogo entre duas equipas

Ao contrário de muitos outros simuladores de futebol, onde os jogadores de futebol têm diversas vertentes de avaliação: como velocidade, forma física, cabeceamento, finalização, marcação, entre outros, neste jogo, os jogadores são avaliados na generalidade com um único valor. Já o treinador é avaliado em três aspetos: Partidas, Treino e Transferências.

Ao encontro de futebol propriamente dito, este passa-se muito rápido e uma temporada pode levar apenas uns minutos a concluir e durante cada jogo apenas recebemos notificação de quem marca golos e do número de adeptos que estão no estádio (casa).

A jogabilidade é simples e eficaz mas, por vezes pode ser difícil a interação com os menus e ícones mais pequenos. Um exemplo é a quando da renovação de jogadores, onde é muito complicado acertar corretamente no jogador que pretendemos, pelo menos em dispositivos com ecrãs mais pequenos.

Qualificação Proposta por um jogador

Gráficamente é simples e consiste principalmente numa enorme quantidade de tabelas e noticias sobre o jogo. Mesmo assim existe uma pequena diversidade de rostos de jogadores e treinadores mas os equipamentos são poucos e repetitivos.

Expanção do estádio Investimento - Micro-Transações

O jogo é silencioso, sendo apenas interrompido pelos sons de quando pressionamos um botão. A ausência do som do público durante o jogo, é algo que nota-se neste tipo de jogos, bem como a falta do som das celebrações dos golos.

Melhoria das condições de treino Satisfação dos adeptos

O jogo aborda um tema que há muito tempo gostaria de ver implementado em jogos como Football Manager ou Championship Manager: o poder de mandar num clube, de escolher o melhor treinador e criar uma equipa vencedora, vendendo e comprando jogadores, melhorando as infraestruturas do clube e levando um clube desconhecido ao topo do mundo futebolístico. Football Chairman oferece esta abordagem ao jogador apesar de estar longe da perfeição, mas mesmo assim horas entretenimento aos jogadores adeptos deste género de jogo são garantidas.

Podem fazer o download deste jogo AQUI.

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho.
Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.