Flutuações inexplicáveis nos resultados da pesquisa Google prejudicam sites

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Nos últimos dias, profissionais de SEO (Search Engine Optimization) e proprietários de sites têm relatado flutuações imprevisíveis e sem explicações nos resultados de busca do Google. As reclamações vêm apenas alguns dias depois da conclusão da última atualização de revisões do Google.

Iniciada em novembro e finalizada no último dia 7 de dezembro, a atualização do Google gerou expectativas de que iria proporcionar estabilidade aos resultados de busca. Contudo, as flutuações seguem intensas e não se enquadram nas atualizações de algoritmo de classificação tradicionais.

"Nunca fui destruído por uma atualização como com esta"

Google problemas

Quedas de tráfego e nas conversões, juntamente com mudanças drásticas nos rankings, estão entre as principais reclamações que a comunidade de SEO tem feito em fóruns especializados. Apesar dos relatos sobre os resultados voláteis, o Google ainda não se manifestou sobre o assunto.

A página Search Engine Roundtable reuniu vários dos centenas de comentários que as pessoas publicaram em sites de discussões públicas de SEOs como WebmasterWorld. E o nível de prejuízo que os autores das reclamações relatam fortalece o cenário de incerteza.

"Nunca fui tão prejudicado por uma atualização como com esta. Neste ponto, acho que não consigo pagar os servidores. Perdi 40% do tráfego restante em dois dias. No geral, caiu 70% e diminuiu 93% em dois anos. Site de 8 anos com 8.000 postagens e menos da metade delas obtendo uma única visualização por dia. 90% dos sites que superam o meu não existiam nos últimos 2 anos."

O Search Engine Roundtable ainda fez o GIF abaixo reunindo imagens de análise de diferentes ferramentas, como SemRush, SERPmetrics, Advanced Web Rankings, Congnitive SEO, Mozcast, Algoroo, Accuranker, SimilarWeb, SERPstat, Wincher e Mangools. É possível ver as flutuações em todos eles.

flutuações pesquisa google
Imagem: Search Engine Roundtable

Por enquanto, a expectativa é que o Google dê alguma declaração sobre o problema em breve.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.