Felizmente os emails fraudulentos são cada vez mais facilmente identificados pelos utilizadores. Contudo, ainda existe quem caia neste tipo de fraudes e a Autoridade Tributária e Aduaneira lançou um aviso público.
Ao que é revelado, são vários os contribuintes portugueses que estão a receber emails fraudulentos em nome do Fisco. Seja a reportar multas de trânsito falsas, supostos reembolsos ou penhoras, estes devem ser amplamente ignorados.
Como sempre, o objetivo é fomentar o medo no utilizador e fazer com que este clique em links maliciosos. Por isso, confere os exemplos partilhados pela Autoridade Tributária e Aduaneira, para não caíres no mesmo.
Exemplos de emails fraudulentos
“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas", diz a AT
“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”, pode ler-se explicitamente no comunicado oficial da AT.
De realçar ainda que “Em caso algum deverá efetuar essa operação”. Todas as comunicações da Autoridade Tributária e Aduaneira continuam a ser feitas pelos meios habituais e deves evitar colocar os teus dados em qualquer página que te pareça suspeita.
Além disso, se recebeste estas mensagens das Finanças, também deves ter muito cuidado.