Fim da linha para o iPhone 12 Mini! Apple vai deixar de fabricar o smartphone

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

Depois de anos a ouvir os desejos dos utilizadores por um smartphone de dimensões mais reduzidas, a Apple lançou em 2020 o iPhone 12 Mini. Infelizmente parece que o smartphone não tem um público assim tão grande e os fracos números de vendas vão levar a companhia de Cupertino a descontinuar a sua produção.

Um analista da JP Morgan acredita que esta descontinuação terá lugar já no segundo trimestre de 2021. William Yang diz que a decisão tem origem no facto dos modelos maiores do iPhone 12 estarem a vender bem melhor que o "irmão" mais pequeno de 5.4 polegadas.

Vendas abaixo do esperado condenam iPhone 12 Mini

A intenção da Apple será poupar recursos e reduzir custos, apostando todas as suas fichas no iPhone 12 Pro que parece ser o modelo com maior tendência de aumento de procura neste momento.

Dados provenientes de vários estudos de mercado indicam que o iPhone 12 Mini é o modelo que menos vende nos EUA. O facto da Apple ter agora no seu portefólio outras ofertas a preços mais atrativos pode também influenciar esta falta de interesse, com muita gente a preferir o iPhone SE ou o iPhone 11.

Os seus preços competitivos transformaram estes equipamentos em smartphones muito populares, ao ponto de representarem até mais de 50% de todas as vendas de iPhones nos EUA no terceiro trimestre de 2020.

2021 voltará a ser o ano do iPhone

Falta agora perceber se estes equipamentos podem também interferir com os números de vendas do iPhone 13 Mini. Espera-se que a Apple lance mais 4 modelos de iPhone este ano, exatamente com as mesmas dimensões.

O mesmo analista prevê que a Apple possa vender entre 80 a 90 milhões de iPhone 13 em 2021, mas não referiu valores específicos para cada um dos modelos.

A julgar pela tendência atual, os equipamentos de maiores dimensões devem vender mais, sendo curioso perceber como se vai sair o iPhone 13 Mini em relação ao seu antecessor.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: MacBook Pro 2021 pode adotar característica do iPhone 12
  • Homem engole um Apple AirPod durante o sono
  • Apple Car: negociações com a Hyundai estão suspensas
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.