Files da Google recebe funcionalidade para nunca perderes ficheiros importantes

Carlos Oliveira
Comentar

A aplicação Files da Google deveria ser imprescindível em qualquer smartphone Android. Trata-se de um gestor de ficheiros muito completo que te permite fazer uma gestão dos mesmos em todas as diretorias do equipamento.

Com a atualização que começa agora a chegar aos utilizadores, a app Files da Google está ainda mais incrível. Em causa, está a disponibilização de uma funcionalidade que em muito se assemelha ao conceito de reciclagem presente no Windows.

Utilizadores da Files da Google começam a receber uma reciclagem de ficheiros

Foi em dezembro passado que se falou, pela primeira vez, nesta funcionalidade. Há data era apenas uma das novidades que a Google estava a desenvolver para a sua aplicação e que dotaria o utilizador com maior poder na gestão dos ficheiros do seu smartphone.

Agora, alguns utilizadores começam a reportar a disponibilização da reciclagem na Files da Google (versão 1.0.378055542). Foi através da XDA Developers que tivemos conhecimento da novidade, citando um dos seus leitores como fonte.

Files da Google

Sucintamente, aquilo que esta funcionalidade implementa na aplicação da Google é uma pasta de salvaguarda para todos os ficheiros que são eliminados no Android. Estes permanecerão lá nos 30 dias seguintes à sua eliminação da pasta original.

Durante esse período, o utilizador poderá restaurar qualquer um dos ficheiros para a sua localização original. Será uma salvaguarda importante para o caso de apagares inadvertidamente um ficheiro importante do teu smartphone. Passados os 30 dias, os ficheiros desaparecerão definitivamente do smartphone.

Estará disponível em modelos com Android 11 e acima

É importante notar que esta funcionalidade chega no seguimento de uma das novidades introduzidas com o Android 11. Nessa versão do sistema operativo, a Google implementou as bases necessárias para o bom funcionamento da reciclagem, porém, sem uma interface acessível ao utilizador.

Significa que apenas os utilizadores da Files com o Android 11 deverão ter acesso a esta novidade. Para os restantes, não parece haver muito mais a fazer do que adquirir um smartphone com essa versão do Android.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.