Figure 01 é o robô humanóide desenvolvido em parceira com a Open AI

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Figure, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de robótica humanóide de uso geral, aliou-se recentemente à OpenAI, criadora do ChatGPT. Esta parceria visa o desenvolvimento de modelos de IA de ponta para implementação em robôs.

Esta colaboração começa a dar resultados e o primeiro produto que ficamos a conhecer chama-se Figure 01. O novo robô humanóide da empresa foi revelado ao mundo num impressionante vídeo que podes ver abaixo.

Neste vídeo vemos como o Figure 01 consegue responder a várias questões colocadas por um humano. Questões que podem envolver a descrição do ambiente que o rodeia ou a realização de algumas tarefas enquanto responde a outra questão.

O exemplo divulgado revela já um nível de destreza impressionante para o Figure 01. Este consegue compreender o ambiente que o rodeia, planear o que fará com esses elementos e executar essas tarefas de forma eficiente.

O Figure 01 consegue mesmo compreender que tipo de elementos estão à sua frente e a sua finalidade. Tal como o próprio explica, ele soube que a maça era o único elemento comestível de que dispunha na ocasião.

Isto é possível graças aos grandes modelos de linguagem da OpenAI. São estes que fornecem inteligência visual e de linguagem de alto nível ao robô humanóide.

Figure 01 pode movimentar mercadorias de até 20 kg

O Figure 01 tem uma altura de aproximadamente 167 cm e pesa aproximadamente 60 kg. Este conta com um grande potencial para a execução de tarefas, já que pode movimentar até sensivelmente 20 kg e desloca-se a uma velocidade de 1,2 metros por segundo.

A empresa responsável pelo seu desenvolvimento prevê um mundo onde milhões de robôs humanóides poderão ajudar os humanos no trabalho ou em casa. Estes poderão ficar encarregues de tarefas que não queiramos executar ou colmatar a falta de recursos humanos.

A Figure não é uma empresa qualquer que desenvolve robôs humanóides. Ela recebeu recentemente um investimento de 675 milhões de dólares de empresas como a Microsoft, OpenAI Startup Fund, Nvidia ou Jeff Bezos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.