FIFA 22 pode ser o último jogo FIFA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A EA Sports considera abandonar a marca FIFA no título dos seus videojogos de futebol.

Os pedidos de patente registados no Reino Unido e União Europeia parecem indicar que a produtora já tem um novo nome para um dos seus títulos mais jogados.

O anúncio da mudança de nome foi feito pela própria Electronic Arts

Ao que tudo indica, o jogo de futebol mais jogado da Electronic Arts vai mesmo mudar de nome, deixando cair a palavra FIFA. A comunicação surgiu numa publicação da EA Sports a comemorar o sucesso do lançamento do FIFA 22 que conta já com 9,1 milhões de jogadores.

A publicação assinada pelo gestor geral do grupo, Cam Webber, diz que a marca está a explorar a ideia de renomear os seus jogos de futebol. De acordo com a mesma publicação de Webber, tal significa que estão "a rever o contrato de direitos de nomes com a FIFA", algo que "está separado de todas as outras parcerias e licenças oficiais no mundo do futebol".

Esta parte específica do anúncio veio sossegar os fãs, uma vez que a marca está a garantir que o próximo título vai manter os mais de 17 mil atletas de mais de 700 clubes de futebol, assim como os atuais 100 estádios e as mais de 30 ligas.

Título para 2023 pode chamar-se EA Sports FC

Entretanto, pedidos de patente registados no Reino Unido e na União Europeia estão a dar origem a rumores de que o próximo título para 2023 pode vir a chamar-se EA Sports FC. Para já, não fica no ouvido, mas com milhões de jogadores envolvidos é bem possível que o nome ganhe popularidade rapidamente.

Desde 1993 que os videojogos da EA Sports dedicados ao futebol incluem a palavra FIFA no seu nome. No entanto, ao longo dos anos o nome da Federação Internacional de Futebol sofreu vários abalos, devido ao facto de altos funcionários desta associação terem sido acusados de corrupção. A Sony foi uma das marcas que abandonou o patrocínio à FIFA e a EA Sports pode estar a rever o nome pela mesma razão.

Por outro lado, a Electronic Arts pode também estar a seguir o exemplo do seu concorrente Konami que, recentemente, alterou o nome do Pro Evolution Soccer para eFootball.

Editores 4gnews recomendam:

  • Novo smartphone gaming da Xiaomi já tem data de apresentação oficial
  • FIFA 22 Ultimate Team: jogador da Liga Portuguesa em destaque na Equipa da Semana
  • Primeiro patch FIFA 22 Title Update #1 acrescenta melhor jogabilidade
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt