Ficar deitado e usar realidade virtual? Vai ser possível no Meta Quest

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Numa altura em que se fala muito sobre o Apple Vision Pro, há novidades acerca da concorrência, neste caso, a Meta. Os headsets da marca, Quest 2 ou Quest Pro, vão permitir ao utilizador usufruir desta tecnologia enquanto estão deitados.

Como refere o The Verge, tal é possível devido a uma nova atualização de software, com a referência “v63”, que está a ser lançada. Recorde-se que, no ano passado, a Meta chegou a experimentar esta funcionalidade, contudo acabou por removê-la, antes que a atualização “v53” fosse disponibilizada para todos os users.

Na última experiência, o recuo da Meta gerou indignação

Meta Quest Deitado

Tal como relembra a mesma fonte de informação, este recuo por parte da Meta gerou algum desconforto, junto do público. Na época, a “zanga” deveu-se, principalmente, ao facto de existirem utilizadores que, devido aos seus problemas de saúde, não conseguem usufruir desta tecnologia durante muito tempo, em posição vertical.

Ainda que se possa supor que a maioria dos utilizadores vão preferir usar o Meta Quest 2 e o Meta Quest Pro de pé ou sentados, esta atualização revela-se inclusiva, para um segmento de público com outro tipo de necessidades.

Ainda não se sabe se o Meta Quest 3, no futuro, terá o recurso incorporado

À data de hoje, ainda não é de conhecimento público se a mais recente geração, o Meta Quest 3, terá esse recurso de acessibilidade já incorporado no próprio headset. De qualquer forma, com base naquilo que se sabe atualmente, já é possível que os utilizadores dos headsets da Meta Quest 2 e Meta Quest Pro utilizem o mesmo deitados.

Para tal acontecer, tal como explica o The Verge, é preciso que os utilizadores acessem o guia de configurações experimentais no menu “Configurações” do Quest 2 ou Quest Pro. Depois disso, devem selecionar a opção que indique “usar aplicações enquanto estão deitados”.

Na mesma atualização, a Meta ainda reforçou o Quest Cash

Outra nota adicional, acerca da nova atualização da Meta, prende-se com o Quest Cash. O que é o Quest Cash, ao certo? Trata-se de um sistema de pagamento para a loja Meta Quest, a ser lançado em março, em que os filhos podem comprar apps para si mesmos, mas sempre com a supervisão dos pais. Os pais podem, ainda, definir um orçamento limite para eventuais gastos.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.