NEXUS 5 4GNEWS NAVIGATION BAR (1)

Pessoalmente nunca foi muito de fazer root aos meus smartphones, nem de instalar Custom ROM´s. Mas sei que muitos gostam de alterar a seu bel prazer os seus equipamentos e por isso o sistema operativo Android tem vindo a ser a melhor oferta para eles.

Vê também: Atualização Android 7.0 Nougat está a danificar permanentemente alguns Nexus 5X

   

Mas as coisas estão lentamente a modificarem-se e a Google tem vindo a demonstrar ao longo dos últimos tempos que quer controlar cada vez mais o seu sistema operativo, mas nunca o poderá controlar totalmente visto ser baseado num sistema de código aberto.

Um dos passos que tem vindo a ser dado nesse sentido é a dificuldade com que os mais aventureiros se têm vindo a deparar para conseguir controlar totalmente os seus smartphones Android. Com a disponibilização do Android 6.0 Marshmallow, a Google começou desde logo a dificultar a vida a quem pretendesse fazer root aos equipamento em causa. Ainda assim, conseguiu-se descobrir uma forma de o conseguir, mesmo sem mexer na partição que armazena o próprio SO.

Huawei Nexus 6P 4gnews 123p

Em ordem a contornar esta nova imposição, os desenvolvedores foram capazes de descobrir uma forma de reproduzir o mesmo efeito mexendo na ramdisk, um pequeno bloco de memória que pode ser utilizado como memória secundária.

Contudo, até este método parece estar comprometido nas próximas versões do Android, pois a ramdisk parece estar agora localizada na partição do sistema. O que significa que para modificarem a ramdisk como até agora, terão obrigatoriamente de modificar a partição de sistema e consequentemente despoletar a nova verificação de segurança introduzida no Android 6.0.


Esta alteração da localização da ramdisk foi notada no próprio kernel do Android 7.0 Nougat e em ROM´s baseadas no mesmo. Não havendo relatos deste inconveniente até então, especula-se que esta alteração de código possa ser disponibilizada em versões futuras, quem sabe já com o lançamento do novo Android 7.1 Nougat aquando da apresentação dos novos smartphones Pixel.

Tenham em atenção que isto não torna definitivamente impossível de realizar root em equipamentos Android, mas certamente que dificultará ainda mais a tarefa aos desenvolvedores. Por tudo aquilo que tenho assistido ao longo destes anos, acredito que mais cedo ou mais tarde será novamente descoberta uma nova forma de obter acesso total aos equipamentos Android.

Talvez queiras ver:

Alcatel Idol 4 Pro avistado na GeekBench com Android 7.0 Nougat, Snapdragon 820 e muito mais

O Google Allo já está disponível em alguns países e já podes fazer download da apk

Afinal havia outra: Huawei Watch 2 poderá mesmo ser apresentado este ano

Viaphandroid
FonteXDA

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.