Por vezes, até com os fones nos ouvidos, o ruído pode ser extremamente cansativo. Ou por questões de concentração, ou simplesmente pelo facto de estares a ouvir barulho indesejado. Por isso mesmo, há uma nova criação que te pode interessar.
De acordo com a New Scientist, uma equipa de estudiosos da Universidade de Washington criou uns fones que removem todo o som indesejado. Na prática, eles conseguem até escolher os únicos sons que tu queres ouvir.
Faz de conta que apenas queres escutar a voz de uma única pessoa. A mesma fonte refere que estes fones, ainda em desenvolvimento, serão capazes de o fazer. Tudo isto é possível através da identificação das frequências.
Aparentemente, o responsável pelo estudo, Shyam Gollakota, vai apresentar o protótipo destes fones à Acoustical Society of America e à Canadian Acoustical Association.
Como funcionam os fones ao certo?
Pode ser verdadeiramente fascinante imaginar como é que esta identificação de vozes é possível. Ao que tudo indica, o aparelho tem um sistema de Inteligência Artificial (IA) que foi treinado com dezenas de sons diferentes.
Entre estes, incluem-se sons de despertadores, choro de bebés, barulho de pássaros, entre muitos outros elementos. Basicamente, grande parte dos ruídos que podemos imaginar, quando andamos na rua.
Com base na mesma fonte, o utilizador terá a possibilidade de optar por ligar ou desligar cada um desses ruídos. Como podes ver no vídeo abaixo, o protótipo apresenta um microfone na parte externa a cobrir cada uma das orelhas.
No fundo, o que os microfones fazem é captar o som ambiente e passá-lo, de seguida, para um microcontrolador Orange Pi ou para o telemóvel. Aqui, a rede neural é executada e a IA consegue remover os sons que tu não desejas.
Por isso, acabas por receber o áudio como se fosse editado no momento. De acordo com o exemplo dado pela New Scientist, é como ter uma música de uma banda e conseguir isolar apenas a voz do vocalista.
O mais fascinante acerca desta novidade é que, apesar da complexidade do processo, poderá conseguir resultados em pouco tempo. Aliás, muito pouco tempo, já que o estimado é mesmo na ordem dos 8 milissegundos.
Isto faz com que a edição seja quase instantânea, sem prejudicar a tua experiência auditiva. Se fosse mais demorado, podias sentir atrasos face ao que acontece e o som que os fones te dão.
Nas palavras de Gollakota, estes fones vão ter uma espécie de “refletor de áudio”, que terá a capacidade de eliminar ruído. Assim, será possível focares-te com 100% de atenção no que mais desejas.