Nova falha descoberta no Android permite a captura do ecrã do smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Android é atualmente o sistema operativo móvel mais utilizado no mundo e o único de código aberto presente no mercado. A conjugação destes dois fatores faz com que o mesmo se torne um alvo apetecível para os hackers com o intuito de roubarem os mais variados tipos de informação do teu smartphone.

Vê ainda: MWR InfoSecurity. A mesma tira partido de uma funcionalidade presente desde o Android 5.0 Lollipop, conhecida como MediaProjection.

Esta funcionalidade permite que várias aplicações consigam capturar imagens do ecrã do teu smartphone, bem como sons com recurso ao microfone do teu equipamento. Todavia, para despoletar estas funcionalidades é exigida uma autorização por parte do utilizador.

Neste momento, qualquer smartphone abaixo do Android 8.0 Oreo encontra-se vulnerável a esta falha

Com efeito, para que os mal intencionados consigam tirar partido desta vulnerabilidade do Android terás de dar-lhes permissão para tal. A forma utilizada para te ludibriar consiste na apresentação de um falso pop-up por cima de qualquer alerta de requisição de permissões do Android.

No entanto, sempre que a funcionalidade MediaProjection se encontra ativa é apresentado um ícone de captura do ecrã na área de notificações do teu smartphone. Caso não tenhas, conscientemente, dado autorização para a captura de imagens do teu smartphone, e vejas este ícone na tua área de notificações, então já sabes que algo não está correto.

Quanto ao leque de equipamentos afetados por esta nova vulnerabilidade, o mesmo pode ascender aos 77% de todos os equipamentos atualmente ativos. Isto porque a mesma tem efeito em todos os Android desde a versão 5.0 Lollipop até à 7.1 Nougat. Neste momento, apenas a versão 8.0 Oreo se encontra salvaguardada.

Agora que esta nova vulnerabilidade se encontra amplamente difundida, acredito que seja uma questão de tempo até que a Google disponibilize uma correção para a mesma. Enquanto tal não acontece, o nosso concelho é que tenhas uma particular cautela nas aplicações que instalas fora da Play Store e ainda nas permissões que dás às mais diversas aplicações.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy S9 tentará suplantar a qualidade do Face ID da Apple

OnePlus 5T não é afectado pelo Efeito Gelatina que assolou o OnePlus 5

O que é um computador? A resposta do Apple iPad ao Microsoft Surface

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.