Fairphone ao lado de Google e Samsung, desafia OnePlus nos 7 anos de atualizações

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Fairphone é conhecida pela sua abordagem sustentável no fabrico de smartphones, tendo inclusivamente prometido atualizações até 2031 para o seu mais recente smartphone. Numa entrevista recente, o presidente da OnePlus admitiu não concordar com a recente política da Samsung e Google de 7 anos de atualizações. Agora a Fairphone lançou um desafio direto à OnePlus.

Esta defende que atualizações de software por sete anos são totalmente viáveis com o design certo. Em resposta às declarações recentes de OnePlus, que questionava a viabilidade de oferecer atualizações por um período tão extenso devido a preocupações com a durabilidade do hardware, a Fairphone apresenta uma solução simples: tornar as baterias substituíveis e apostar em designs mais reparáveis.

Design reparável é a chave para a sustentabilidade

A Fairphone argumenta que a preocupação da OnePlus com a deterioração da experiência do utilizador ao longo do tempo, devido à degradação do hardware, ignora a possibilidade de prolongar a vida útil dos dispositivos recorrendo a práticas de design focadas na reparabilidade.

Segundo Miquel Ballester, co-fundador da Fairphone, a empresa já provou ser possível com o Fairphone 2. Este foi o dispositivo Android mais duradouro até à data. E o mesmo é esperado com o recente Fairphone 5, que promete até dez anos de suporte de software, graças à sua construção que permite substituições e reparações fáceis.

Fairphone 5

Numa altura em que a OnePlus expressa preocupações com a viabilidade de manter uma experiência de utilizador de qualidade ao longo de sete anos, a Fairphone sugere que a verdadeira barreira não é o software. Mas sim a abordagem da indústria ao design dos dispositivos.

Com baterias que podem ser facilmente substituídas e componentes reparáveis, os utilizadores podem efetivamente renovar os seus smartphones. Algo que acaba por contrariar a tendência de dispositivos descartáveis que dominam o mercado.

A Fairphone não está sozinha nesta visão. A discussão sobre a necessidade de dispositivos mais sustentáveis e reparáveis ganha cada vez mais força. Isto num momento em que consumidores e reguladores exigem maior responsabilidade ambiental das empresas de tecnologia.

A empresa desafia a OnePlus e outras marcas a reconsiderarem as suas práticas de design. Argumenta que é possível, e necessário, oferecer atualizações de software prolongadas e hardware duradouro e amigo do ambiente.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.