Fairphone 5 é o novo smartphone Android com atualizações até 2031

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Fairphone acaba de apresentar o seu novo modelo de smartphone Android, o Fairphone 5 com até 8 anos de suporte oficial de software e atualizações do sistema operativo Android até 2031. A empresa sediada nos Países Baixos (Holanda) acaba de colocar este novo telemóvel à venda por 699 euros na Europa.

O novo modelo chega dois anos após o lançamento do Fairphone 4 5G, agora ainda mais consciente do impacto que os dispositivos móveis têm na sociedade e no meio ambiente. Para tal, o novo Fairphone 5 apresenta uma construção modular para ser fácil reparar ou substituir algum componente ao longo da sua (longa) vida útil.

5 anos de atualizações do Android e 8 anos de updates de segurança oficiais

Fairphone 5
Dois dos três esquemas de cor para o smartphone Fairphone 5. Crédito: Fairphone

O novo modelo traz várias alterações e melhorias face ao modelo prévio. Em particular, temos agora especificações dignas de um topo de gama e que, pela sua natureza mais capaz, também o ajudarão a durar mais anos antes de se tornar obsoleto.

Mais ainda, este smartphone receber mais cinco grandes atualizações da versão do sistema operativo Android, garantindo mais 5 grandes atualizações - após o Android 13. Terá, além disso, atualizações de segurança oficiais durante 8 anos, até 2031.

Aliás, a Fairphone não descarta ainda a possibilidade de entregar atualizações de segurança até 2033 para este novo smartphone Android, o que lhe garantiria assim até 10 anos de suporte oficial. Totalmente inédito na indústria mobile.

Chipset Qualcomm possibilita este suporte alargado de software

Fairphone 5
O smartphone Fairphone 5 no seu acabamento em preto translúcido.

A Fairphone alega que esta política de atualizações de software alargada só é possível graças à escolha de chipset. Na prática, temos aqui o Qualcomm QCM6490, um SoC concebido para aplicações industriais, com litografia de 6 nm, poderoso e eficiente.

É esta litografia a 6 nm e a própria conceção para fins industriais que permitirão à Fairphone continuar a trabalhar em novo software para teste produto até um máximo de 10 anos. Além disso, temos também a gráfica 642L GPU, encontrada por exemplo, no Snapdragon 778G, um chipset de gama média / alta muito comum em smartphones Android.

Em todo o caso, a utilização deste novo processador apresenta-se como uma melhoria face ao seu antecessor, o Fairphone 4 que utilizava o Snapdragon 750G de gama média. É, sem dúvida, um sólido reforço para a nova geração.

Construção modular para substituir ou reparar o que for necessário

Fairphone 5
Vista explodida do novo smartphone Fairphone 5, evidenciando a construção modular.

Importa frisar a sua construção modular para tornar possível uma ágil reparação ou substituição de componentes. Além disso, a marca compromete-se em fornecer estes módulos a quem deles necessitar e assim garantir que o telefone continua a funcionar.

Por outras palavras, a facilidade de reparação, bem como o alargado suporte de software, são dois dos pilares que guiam a Fairphone. Note-se que os utilizadores terão acesso a módulos do cartão de memória micro SD, da câmara fotográfica, bateria, bem como do módulo para cartões SIM, entre outros.

Em caso de necessidade, estes módulos para troca poderão ser adquiridos através do website oficial da marca, bem como através de parceiros de distribuição.

8 GB de RAM, 256 GB de memória e câmara dupla de 50 MP

Fairphone 5
O smartphone Fairphone 5 no seu acabamento em azul.

O novo smartphone conta com 8 GB de memória RAM, 256 GB de armazenamento interno - expansível até 2 TB com cartão de memória micro SD. Temos também um ecrã de 6,4 polegadas de diagonal, tecnologia OLED com alta taxa de atualização da imagem até 90 Hz. Já a sua resolução é de 2 770 x 1 224 pixeis, superando assim o padrão Full-HD+.

O utilizador encontra ainda uma bateria removível com 4 200 mAh de capacidade, com carregamento rápido a 30 W. Já segundo a marca, esta bateria aguenta 1000 ciclos de carga até cair para 80% da sua eficiência / saúde. De qualquer modo, a sua troca será relativamente fácil.

Fairphone 5
O smartphone Fairphone 5 no seu acabamento em preto sólido.

Temos também uma câmara fotográfica principal dupla, com dois sensores de 50 MP. Um deles é o Sony IMX800, com OIS e objetiva grande angular, ao passo que o segundo é um sensor Sony IMX858 com objetiva ultra-grande angular e focagem automática.

Encontramos ainda uma câmara frontal de 50 MP para as selfies e videochamadas, contando assim o telefone com um total de 3 sensores de 50 MP.

Podemos também salientar o sistema operativo Android 13, ligação Bluetooth 5.2, suporte para dual-SIM (nano SIM) e eSIM, além de altifalante duplos para som estéreo. Temos ainda certificação IP55, além de conexão NFC, Wi-Fi 6e, bem como o leitor de impressões digitais na lateral.

CHANGE IS HERE 🩵🎉The new Fairphone 5 📱 is designed for you. Made fair.➡️ Fairphone 5 is available in our webshop: https://t.co/VFLDWPI4fN #Fairphone5 #ChangeIsHere #DesignedForYou #MadeFair #Fairphone pic.twitter.com/7Ch48qNcWJ

— Fairphone (@Fairphone) 30 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.