Facebook e Ray-Ban querem por estes óculos inteligentes no teu rosto já em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Ray Ban, em parceria com o Facebook, apresentará os seus primeiros óculos inteligentes ou smartglasses muito em breve. Serão os primeiros óculos inteligentes da fabricante norte-americana, ainda que os seus recursos sejam, para já, uma incógnita.

Após a divulgação do primeiro teaser, confirmando a colaboração entre as duas gigantes norte-americanas, graças ao leaker Evan Blass (@evleaks) temos o primeiro vislumbre do produto. Em seguida temos todas as imagens que nos mostram este novo gadget.

As primeiras imagens dos óculos inteligentes do Facebook e da Ray-Ban

A data de apresentação avançada para este produto é o dia 9 de setembro, esta quinta-feira, pelo que até ao final do dia contamos com a sua divulgação oficial. No entanto, até lá podemos contemplar o design do produto graças às imagens divulgadas no Twitter.

Mais concretamente, pela mão do prolífero leaker Evan Blass, temos duas armações clássicas e com design caraterístico da Ray-Ban, com um detalhe. Há, acima de cada lente, aquilo que aparenta ser uma objetiva de câmara fotográfica / vídeo em miniatura.

Ademais, também a haste de cada lado é mais espessa, algo que pode albergar não só a bateria, como também os demais componentes eletrónicos necessários à gravação, armazenamento e possível transmissão do vídeo para outro terminal.

Os clássicos Wayfarer da Ray-Ban com um "twist" do Facebook

As imagens mostram-nos duas variantes, mais concretamente a Round, mais arredondada, bem como a Meteor. Bem visível é o logótipo da Ray-Ban e as ligeiras modificações necessárias para acomodar os componentes eletrónicos que os tornarão especiais.

Note-se ainda que a caixa do produto, visível na sequência de imagens acima denota a colaboração entre a Ray-Ban e o Facebook. Há também acessórios incluídos como a caixa / saco de proteção, bem como o cabo de carregamento e material informativo.

As várias imagens não deixam dúvidas quanto ao design e aparência geral do produto, além do seu nome - Wayfarer da Ray-Ban. Ao mesmo tempo, é também visível a referência às "Ray-Ban Stories", reveladora do propósito deste novo produto.

Óculos inteligentes poderão registar o teu quotidiano

Acima temos a publicação de Andrew Bosworth no Twitter onde podemos ver as cenas do seu ponto de vista. Mais ainda, também o CEO do grupo Facebook, Mark Zuckerberg viria a partilhar imagens e vídeos similares, mostrando o seu quotidiano.

Peculiar é a demonstração de uma atividade, neste caso o Golf, do ponto de vista de Bosworth, com ambas as mãos ocupadas. Ora, este tipo de filmagem é normalmente obtido por uma câmara de ação estilo Go Pro, ou outro acessório similar.

Isto leva-nos a crer que o propósito dos Ray-Ban Wayfarer seja exatamente esse, captar os melhores momentos do quotidiano. Em seguida, armazenamento a gravação, ou partilhando-a diretamente nas redes sociais e respetivos formatos de Stories.

Passo intermédio rumo à Realidade Aumentada (RA)

Como notaram rapidamente alguns utilizadores do Twitter, estes óculos inteligentes podem ser o passo intermédio para uma imersão na Realidade Aumentada (RA). Ainda não há muita informação nesse sentido, mas sabemos que o Facebook trabalha nessa área.

A propósito recordamos a parceria entre o Facebook e a EssilorLuxottica que estará a desenvolver novos conceitos e protótipos que explorem esta nova área da tecnologia.

Para já, contudo, ficaremos a conhecer muito em breve estes novos óculos inteligentes da Ray-Ban e do grupo Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi prepara o novo smartphone Mi 11 Lite 5G NE para o final de 2021
  • Xiaomi faz promessa de atualizações para os próximos smartphones. Mas há um senão
  • 1MORE ComfoBuds Pro e ComfoBuds 2: os earbuds baratos que fazem inveja aos AirPods Pro
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.