Facebook Messenger está a pedir algo à Apple que a empresa não quer dar!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Facebook quer aproveitar as novas funcionalidades do iOS 14 da Apple para pressionar a empresa da maçã trincada na pré-definição da aplicação de mensagens.

Lembro que no iOS 14 a Apple deu aos utilizadores a possibilidade de pré-definir algumas aplicações. Por exemplo, agora podes escolher o Google Chrome por padrão em vez de abrir links clicados no Safari.

Facebook fala em democratização

O Facebook referiu ao jornal The Information: "Pensamos que as pessoas devem ser capazes de escolher diferentes aplicações de mensagens e o padrão nos seus telefones. De forma geral, todo caminha para esse ponto".

Isto é, o Facebook quer que o Facebook Messenger seja a aplicação principal de comunicação do iPhone se assim o utilizador quiser. Na verdade não é um pedido fora do normal, tendo em conta as novidades do iOS 14.

Apple pode não gostar deste pedido

Contudo, a Apple não morre de amores por aplicações como o Facebook, principalmente o Facebook Messenger. A Apple gaba-se que o seu iPhone é o dispositivo mais seguro no mercado com políticas de privacidade que valorizam o utilizador. Daí as mensagens no iMessage serem totalmente encriptadas ponta-a-ponta. Tal como, por exemplo, as mensagens do WhatsApp.

Porém, o Facebook Messenger não tem encriptação ponta-a-ponta de forma nativa. Para isso precisas de clicar no contacto que queres falar e só depois criar uma "conversa secreta".

Ou seja, trazer aplicações não encriptadas como padrão podia dar a entender aos utilizadores que a Apple dava o abalo aos utilizadores que aquelas aplicações eram merecedoras de tal confiança. Algo que poderá gerar problemas no futuro.

Lembremo-nos que esta novidade do iOS 14 não dá a possibilidade de definir todas as aplicações como padrão. Por exemplo, o Apple Maps ainda é a aplicação pré-definida e ainda não existe a possibilidade de a mudar.

Contudo, um "não redondo" da Apple ao Facebook pode desencadear mais problemas para a Apple devido ao "abuso de poder" e monopólio. Algo que já está a ser acusada por parte da Epic Games devido ao jogo Fortnite e dos 30% de comissão na App Store.

Editores 4gnews recomendam:

  • Se tens um smartphone Xiaomi vais gostar da nova funcionalidade da câmara
  • Xiaomi Redmi Note 10 (ou Xiaomi Mi 10T) será melhor do que pensávamos! Eis algumas especificações
  • iPhone 12: nova imagem confirma as melhores previsões
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.